8/04/2006

A música popular e a publicidade

Intitulado "Diapasão", o spot de 32” passa-se numa rua de Alfama, bairro histórico de Lisboa. O ambiente é de festa, mais concretamente dos Santos populares. Este foi um filme de logística muito complexa, contou com a participação de 120 figurantes entre os quais se destacam verdadeiros marchantes. Na semana antecedente às filmagens, foi feita uma abordagem ao bairro avisando das filmagens e solicitando a sua colaboração. A véspera foi passada a decorar as ruas de Alfama, antecedendo as decorações dos santos. O protagonista da campanha, um cantor popular, percorre as ruas deste bairro a cantar a música especialmente criada para este efeito, escrita por Marante. (ver mais)
Não é ainda muito comum a utilização de música popular na publicidade, este é sempre um estilo renegado e normalmente são as músiquinhas pop que "embelezam" os anúncios públicitários da nossa televisão. Uma das raras excepções aconteceu por parte do Skip, que ousa assim inovar, usando um dos cantores populares mais conhecidos do grande público, que apesar de não aparecer no anúncio, está bem presente com a sua voz inconfundível. E é aqui que quanto a mim este anúncio falha, apesar de gostar de toda a produção, penso que seria preferível a presença do próprio Marante no anúncio, pois a sua voz é tão marcante, que quanto a mim é estranho ver um actor no seu lugar... no entanto julgo ser positiva esta campanha para a música popular, abrem-se assim novos caminhos e oportunidades. Assim o esperamos.
Deixo-vos então a versão integral do anúncio, com os devidos agradecimentos ao "General".

9Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 8/04/2006 05:32:00 PM, Blogger João Lima said...

Um grande anuncio sem a menor duvida. Mas esta versao nao é a mesma do anuncio. A letra difere, contudo brilhante e fresca como a outra.

 
At 8/04/2006 05:55:00 PM, Anonymous Anonymous said...

GRANDE MARANTE!! se fosse anatomicamente possivel, fazia-lhe 1menino! este homem é k é!!!desde os meus tempos de menino e moço e k ouvia as modinhas dele!!=D
em relaçao ao anuncio, desde ja que adorei, pois estao explicitos todos aqueles bons momentos e unicos dos santos! o espirito que esta entranhado no nosso tao antigo e "preservado" espirito TUGA!!!=D bibó SKIP!!!

 
At 8/04/2006 06:09:00 PM, Blogger Gonçalo Gonçalves said...

Finalmente, uma verdadeira musica...
Diapasão em grande

 
At 8/04/2006 09:32:00 PM, Anonymous Anonymous said...

sim senhor temos musica e anuncio lol

 
At 8/05/2006 04:34:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Desde que o anuncio apareceu que fiquei à espera que algo sobre ele aparecesse aqui. Até estranhei ainda não ter visto nada sobre isso. Acho que foi uma óptima ideia irem buscar a nossa musica popular, pode ser que assim outras empresas adoptem esse sistema e deixem de lado aquelas musicas que são mesmo comerciais (apropriadas para o descartável) ... Ora, se os anuncios são para cativar os portugueses nada como utilizar musicas portuguesas :)

 
At 8/05/2006 08:05:00 PM, Blogger Menphis said...

tenho esse Cd

 
At 8/06/2006 12:01:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Proponho que se faça uma petição online para ser o Marante a aparecer num novo anúncio do Esquipe.

Se eles mesmo assim não se comoverem, o Marante faz uma reportagem fotográfica em trajes menores, como a Ana Malhoa, e assim vai lá, concerteza...

O Terror dos Nabais

 
At 8/10/2006 11:55:00 AM, Blogger frank said...

Tb concordo, o anuncio tinha muito mais piada de aparecesse o próprio Marante, talvez numa "reprise" do anuncio...

 
At 3/06/2010 05:01:00 PM, Anonymous Anonymous said...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker