8/02/2006

Zé Rijo com "O Martelo do Nelo"

Quando o Rui Conceição, leitor deste blog, que tem colaborado activamente enviando músicas para este estaminé, me enviou este cd de Zé Rijo, eu praticamente dei pulos de alegria. Este era um cd que um amigo meu me tinha dado a conhecer quando ainda andava no secundário (Vitor, se leres isto vê se dás notícias), e rapidamente as músicas nos ficaram no ouvido, e foi muito bom, ao fim destes anos todos voltar a ouvir este cd. Já por várias vezes tentei falar com o meu amigo que o tinha, mas sem sucesso, talvez tenha mudado de telemóvel, o que é certo é que lhe perdi o rasto, e por isso volto aqui a fazer o apelo para ele me contactar, já que também ele é um fã da MPA.
A música que escolhi deste trabalho de Zé Rijo para vos mostrar é uma música que dedico ao pai de uma grande amiga minha, companheiro de pescarias, a que por brincadeira começámos a chamar de Nelo. Assim sendo, a música que vos mostro hoje chama-se "O martelo do Nelo", podem ouvi-la no álbum o Tapa Buracos, que é raríssimo de encontrar, eu pelo menos em tantos anos de procura em feiras, cafés e discotecas ainda só vi dois exemplares. Não sei nada sobre o artista, por isso agradecia que quem soubesse alguma coisa deixasse um comentário, é sempre interessante seguir o rasto destes artistas.
A músiquinha fica aqui, para todos ouvirem.

20Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 8/02/2006 08:36:00 PM, Blogger menina-m said...

lindo!
lamento, não tenho coordenadas, mas esta é linda!
é disto que se fazem ícones de verão, pena já ser velhinha - tu andavas no secundário...

 
At 8/02/2006 10:32:00 PM, Anonymous Anonymous said...

muito bom!...
infelizmente, não possuo nenhuma informação acerca do albúm, ou sobre o artista...
fica bem

 
At 8/02/2006 11:05:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Éh pá, que cólidade, isto sim, é d'arrasar!... Que música, que letra, que voz!... Estou siderado c'o nível da coisa!... Mais um p'rá galeria dos gigantes das romarias da nossa terra... acautela-te Nel!

 
At 8/03/2006 11:08:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Sim senhor, grande cantiga! Mais uma peça fundamental da música popular portuguesa.

Alguém me pode indicar os nomes dos extraordinários músicos que acampanham o Zé Rijo? São de distinta qualidade nesta gravação, gostaria de saber quem são.

 
At 8/03/2006 11:44:00 AM, Blogger Barras said...

devo confessar que (na minha opinião) este não foi dos melhores artistas q nos deste a conhecer por aqui...
a letra é boa, a imagem exelente, mas falta vivacidade na voz...é um estilo de musica que não encaixa nem na MPA mais romantica e mais slow nem na MPA de bailarico e de forro...
falta-lhe um "je ne sais quoi"

 
At 8/03/2006 02:42:00 PM, Blogger Picareto said...

Eu colocaria Zé Rijo na categoria MPA de bailarico. Sem duvida que este senhor encontra-se quase ao nível de Leonel Nunes (uns furos mais abaixo), faltando-lhe apenas um pouco mais da subtileza do REI LEONEL!

Falta-lhe tabém a vivacidade dos U2 da musica de Baile, os DIAPASÃO!

 
At 8/03/2006 02:42:00 PM, Blogger Picareto said...

Eu colocaria Zé Rijo na categoria MPA de bailarico. Sem duvida que este senhor encontra-se quase ao nível de Leonel Nunes (uns furos mais abaixo), faltando-lhe apenas um pouco mais da subtileza do REI LEONEL!

Falta-lhe tabém a vivacidade dos U2 da musica de Baile, os DIAPASÃO!

 
At 8/03/2006 02:44:00 PM, Blogger Picareto said...

Gostaria também de referir uma artista que tem sido esquecida aqui no blog e que merecia um maior destaque.

Falo da JOANA que com o seu single "Eu fui à tropa" conquistou o meu coração.

Por favor publiquem mais artigos sobre esta artista e mais musicas, pois eu fiquei deliciado com o "pontapé nos ....tendões"!!!

 
At 8/03/2006 04:48:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Picareto, vasculha nos arquivos que a Joana foi aqui revelada há muito tempo.

 
At 8/03/2006 08:13:00 PM, Anonymous Anonymous said...

pois é meus,amigos,nao gostei mt desta modinha!=\ eu e o meus amigos, s fossemos a 1 baile e se ouvissemos isto,concerteza nao iriamos dançar. nao sei, nao tem AQUELE ritmo...=\

queria no entanto aqui dizer, que fui confrontado com outro tipo d MP, que,acreditem, também vale muito a pena: MPT! "o que é MPT?",perguntam voces. e eu respondo: "Musica Popular Turca"!!! é verdade: TURCA!!!ora bem, estou a "passar ferias" no estrangeiro eha dias entrei num estabelecimento tipico turco(que se chamava MERDAN, vejam so!!!). Ao entrar no estaminé, deparo-me com uma musica de fundo, com uma sonoridade exotica bastante agradavel!isto para nem falar dos excelentes trabalhos graficos das capas das (SIM!!!) cassetes!!!!a ver s compro 1 e to mando,tino!!!=D

 
At 8/03/2006 09:22:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Zé Rijo não é muito dançável em bailarico, ou pelo menos como se costuma dançar nos bailes, o seu ritmo lembra um pouco as marchas populares, tou neste momento a ouvir o cd e algumas das músicas têm um ritmo de marcha que eu gosto bastante, pode n ser ideal para dançar, mas axo que é inegavelmente divertida.

 
At 8/04/2006 04:57:00 AM, Anonymous Anonymous said...

"Caberão, querido, caberão, / Caberão, tu és um amor, / Se não fosse a tua cabeça / Ai, não tinha onde os pôr!"... Salvo erro é a faixa 5 deste CD, sempre achei que era a melhor. Só não entendo de onde é que - nas vossas conversas - surgiu esta ideia absurda de que a música do Zé Rijo poderia ou deveria ser dançável!... Porra! Mas vocês entendem mesmo de música popular e de bailes? Se vocês não são capazes de distinguir um artista de sala - de concerto ou de festa - dum artista de baile, que raio de divulgação é que vocês andam a fazer da música popular? Eu posso dizer que já agenciei artistas e já organizei muitas festas e muitos bailes, até no estrangeiro (em comunidades de emigrantes, da Batalha, de Leiria, de Pombal, até dos Açores e da Madeira), já lá vão alguns anos, mas posso dizer que felizmente nunca faltou quem soubesse apreciar os nossos artistas... Agora, não lhes façam é coisas destas de os estar a tratar por nomes e os querer pôr a fazer coisas que não são aquilo para que eles estão vocacionados!

Vejam lá se fazem um trabalho mais atento! Um abraço!

Nunes Gonçalves

 
At 8/04/2006 11:17:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

Eu nunca disse que a música de Zé Rijo tinha que ser dançável, eu gosto bastante como ela é. Essa música que falas é a Caixa dos Pincéis, concordo k é muito boa, mas optei por colocar esta por conhecer um "Nelo" :)

 
At 8/04/2006 09:27:00 PM, Anonymous Anonymous said...

ate ja colokei a musica no meu mp3 lol

 
At 8/04/2006 09:27:00 PM, Anonymous Anonymous said...

ate ja colokei a musica no meu mp3 lol

 
At 8/05/2006 03:47:00 PM, Blogger Pedro Sá said...

A minha preferida é a GUARDA LIZETE...bem que podias meter os outros mp3 :)

 
At 8/09/2006 02:46:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Que letra LOL Altamente mesmo.

 
At 8/10/2006 12:38:00 PM, Anonymous Anonymous said...

a meu ver o principal foco de interesse nesta musica é mesmo a letra.
se repararmos, conseguir juntar uma profissao a umas tiradas mais "picantes" nao é facil...
quanto a sonoridade, da para dar um pezinho de dança... talvez nao de para um "virou", mas que da para dar um pezinho, la isso da!

 
At 1/16/2007 06:09:00 PM, Anonymous Anonymous said...

ola ppl....eu aranjovos o album inteiro...basta ke me deem o vosso kontacto..ou entao kontactem me para artes__crimes@hotmail.com
hazta

 
At 7/25/2007 12:35:00 PM, Anonymous Anonymous said...

oi pessoal. haverá possibilidade de arranjarem o album completo de ze rijo. era brutal... preciso de som para uma festa e este é o ideal...

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker