9/30/2006

Porque não desisto facilmente...

E se...

...fizesse um jantar do Portal Pimba (com a presença de alguns artistas), alinhavam?

9/27/2006

Os Azeitonas - Silvia Alberto

Se aumentares a foto, as mamas aparecem

Saiu hoje(isto foi escrito segunda feira) o single Silvia Alberto dos Azeitonas, música dedicada à popular apresentadora de Tv, que preenche o imaginário masculino, e enche de inveja o feminino.
Para quem não conhece ainda os Azeitonas, estes são um grupo do Porto, com várias influências do nacional cançonetismo português, auto-intítulando-se de "boys band de garagem". Nas suas influências podemos encontrar artistas como Cid, Gemini, Carlos Paião, The Osmonds ou até mesmo o Elvis, resultando estes ingredientes, depois de bem misturados, numa banda bastante divertida, que dá tudo o que tem para dar em palco. Tive oportunidade de os ver uma vez ao vivo e fiquei rendido ao seu espectáculo, apesar de ser num espaço relactivamente pequeno. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ver um dos seu míticos espectáculos, onde contam com a participação especial de nomes como José Cid, Taxi e Armando Gama, entre outros.
Por agora os Azeitonas estão parados, a Azeitour untou de azeite várias cidades de Norte a Sul de Portugal, e agora é altura de preparar o novo álbum, que sai no dia dos namorados. Até lá fiquem com este presentinho que saiu hoje - Silvia Alberto - Ouçam aqui em baixo. Ou comprem em musicaonline.com

Já agora aproveito para dedicar esta música à Silvia Pinto, que me ajudou no exame que realizei recentemente.




(Player amigo dos direitos de autor)

9/26/2006

Tinha que colocar isto aqui! XUNING!!!!



A banda sonora está a cargo dos Ukurrale, e é simplesmente fantástica. Eu nunca fui grande apreciador deste tipo de bandas "divertidas" mas com este tema rendi-me ao talento dos Ukurralle. Saquem a música aqui.

P.S - Entretanto como podem reparar estou a ter uns problemas no template, cortaram-me a ligação à net em Coimbra, onde estava alojado o header. Amanhã trato disso. Aproveito e renovo o visual.

9/24/2006

Psst Tó Maxoste

Ainda não fiz aqui a devida vénia ao Rui, da bela vila de Moura (que é cidade desde 1988). Aquele que pode ser já considerado, o enviado especial do Portal Pimba no sul do país. O Rui tem colaborado activamente neste blog, mostrando-me várias músicas que eu desconhecia. Algumas já aqui as coloquei, outras passaram no Laboratólarilolela, portanto é justa esta pequena homenagem aqui no blog, com uma música que ele me deu a conhecer, e que mostra o quanto é especial o Alentejo. A música chama-se "Stress Alentejano", e é tipica daquela região. O cantor é Psst Tó Maxoste (????), não sei absolutamente nada sobre ele. É mais um nome na minha lista de investigações. Se alguém souber alguma coisa que deixe comentário. Quem não souber deixe também. Dedicada ao Rui, a música está aqui. Ouçam.

Preciso de teletransporte, já!

Acabou de me ligar neste preciso momento o Ricardo de Foz Côa, enquanto o Leonel Nunes tocava a "Ficaste Empanada". Infelizmente não pude marcar presença no jantar dos bigodes, que por lá se realizou com a participação do Leonel Nunes, mas o Ricardo vai-me mandar material para colocar aqui no blog. Eu, entretanto, vou ficando por casa, deprimido por não estar lá...

9/22/2006

Exame terminado

Terminou mais cedo do que imaginava. Correu bem!

A programação normal do blog seguirá dentro em breve.

9/20/2006

Próximos dias = EXAME

A foto é só para enganar

Como já devem ter notado, o blog tem andado meio parado. Não, não estive a estudar, apesar de ter hoje um exame, que se prolongará por mais ou menos uma semana. O exame é um trabalho prático, e os conhecimentos precisos para o desenvolver já estão adquiridos (ou deviam, pelo menos), portanto não tive que estudar para ele, mas mesmo assim a vontade de aqui postar tem sido muito pouca. A pressão é grande. É, supostamente, o último exame da minha carreira de estudante. Estou preso apenas por uma cadeira de 4º ano chamada Concepção Integrada, e a melhor forma de descrever a cadeira é: UMA TRETA. É uma cadeira "comunista", ou seja, os ideais são bonitos, mas a prática demonstra o contrário. Os objectivos desta cadeira pretendem que um grupo de alunos, provenientes dos diversos cursos da escola desenvolvam um trabalho em conjunto, aliando a arquitectura, design, pintura, cerâmica e escultura. O pior é que trabalhar com pessoas cujo o horário não é coincidente é muito díficil, e acabam por haver desentendimentos, e consequentemente o desinteresse pela cadeira, o que leva muitas vezes à desistência. O primeiro ano desisti, incompatibilizado com alguns do meu grupo, e neste segundo, no primeiro semestre voltou a acontecer. Tenho colocado as culpas principalmente nos alunos/colegas arquitectos, mas a culpa não é só deles, o problema está na raíz da cadeira, e sim, também nos docentes, que se estão, literalmente, "a cagar" para aquilo, não dando o apoio necessário para o bom desenrrolar do projecto. E com isto tudo, corro o risco de entrar mais tarde no mercado de trabalho, por causa de uma cadeira que é é totalmente dispensável para a minha formação, já diversas vezes trabalhei em grupo, sempre com bons resultados, só nesta cadeira corre mal. Esperemos que o tratado de Bolonha acabe com este cancro, para que os que aí vêm não passem pelo mesmo. Eu no que me toca, farei o meu exame o melhor que puder.

9/14/2006

Hoje...



...é imperativo comprar o 24 horas!!!!

9/11/2006

Escândalo, de José Manuel Concha

Esta foi a música analisada hoje no Laboratólarilolela, e é da autoria de um dos mítos da canção ligeira dos anos 60 em Portugal. José Manuel Concha, famoso nos anos 60 pelo duo "Os Conchas", que fez bastante sucesso nessa mesma altura, enveredou depois por uma carreira a solo, da qual surgiu a música que agora vos mostro. Ouçam com atenção que a letra é belíssima, e cuidado que o refrão é extremamente viciante, ficando rapidamente no ouvido.

Ouçam a música aqui.

E o Laboratólarilolela de hoje aqui.

Se isto não é o povo... - Artigo em PDF

Agora que a revista já saiu das bancas, deixo aqui o artigo completo em PDF para quem quiser ler, aconselho a leitura, pois é um dos artigos mais completos que saiu este ano sobre a música popular...

Saquem aqui o PDF

"Se o tempo não cura, ao menos explique."

Porque há dias que não podem deixar de ser recordados...leiam isto. Da autoria do grande Filipe Homem Fonseca, autor da frase que dá título a este post.

9/10/2006

Volta ao mundo a f...

Queres ver as mamocas da cachopa em tamanho grande? Clica na imagem!

Eu tentei levar este blog pelo rumo da decência e dos bons costumes, o último post até era uma música bem bonita e romântica, mas os pedidos para colocar aqui mais músicas eróticas têm sido tantos, que resolvi postar a faixa que dá nome à última cassete que comprei. A cassete chama-se "Volta ao mundo a f..." e lá dentro podemos encontrar esta música, que é um exemplo claro do fado humorístico tão em voga nos anos 80/90. Infelizmente hoje o fado humorístico practicamente já não existe, e as tentativas que se fazem hoje não têm a mesma piada que nessa altura (referindo-me aqui a Marco Horácio)... Fiquem portanto com o verdadeiro fado humorístico, o autor é desconhecido, mas a obra permanece, podendo ser ouvida aqui.

Uma música romântica, pela voz dos Zip Zip

Clica na foto para veres o canhão em grande

Depois de algumas músicas mais "marotas", mostro-vos agora uma música romântica, da autoria do mítico grupo de baile Zip Zip. Nunca assisti a nenhum baile com esta banda, mas o seu nome não me é desconhecido, lembro-me de o ver por cartazes afixados à beira da estrada. Não sei se ainda existem, nem sei mais informações acerca da banda. Sei apenas que é uma típica banda de baile, que tem temas bastante alegres, que convidam a dançar. No entanto para vos mostrar hoje, escolhi a música mais romântica do álbum "Na tropa com as mulheres" (nome de uma música também interpretada por Tony Alves), uma música muito rica em figuras de estilo, que certamente emocionará os corações mais apaixonados. Ouçam aqui a música "Pura ilusão".

9/06/2006

Antena 3 (actualização)

Markl e Bubu a preparar o Bolas com Creme

Raquel Bulha, que estava a substituir a Ana Galvão

Como vocês já sabem, segunda feira estive nas instalações da Antena 3, onde apresentei com o Nuno Markl o Labotatólarilolela. Depois de um grande esforço para acordar a tempo de lá estar às 9 horas, ainda tive que tentar descobrir o local, com base nas informações do Markl (que não tem carta e anda sempre de táxi). Ou seja, se não tivesse perguntado a uns velhotes que faziam o seu jogging matinal no Parque das Nações, ainda a esta hora andava há procura do tal edíficio, lá para os lados de Alverca. Mas lá consegui chegar a tempo, e correu tudo bem, a equipa é fantástica, e o ambiente que se vive lá faz pensar se aquilo realmente se pode chamar de trabalho. A equipa mostrou-se bastante simpática, e todos são fãs das músicas analisadas no programa, tendo cada um a sua preferência.
Queria destacar aqui o Bubu, e o seu programa, muitas vezes subvalorizado. Eu sou fã confesso, ouço o podcast todos os dias, e fiquei ainda mais fã depois de ver como aquilo é feito. Tudo no momento, o Bubu alterna de voz com a mesma facilidade que a Elsa Raposo troca de namorado. É impressionante. Fazer dois programas diários assim deve ser muito complicado, por isso aqui fica a minha admiração! Outro momento que gostei bastante foi a Linha Avançada, de José Nunes, de que também sou fã, e admirador do humor que ele transmite ao falar de futebol. Também este se revelou bastante simpático e tive o privilégio de estar sentado na mesma mesa que ele, já que o Laboratólarilolela era a seguir.
Quanto ao Laboratólarilolela, penso que para primeira vez na rádio cumpri o objectivo, tentei controlar os nervos, mas a verdade é que parecia que tudo estava a acontecer ao mesmo tempo, e a boca secou-se-me instantâneamente, mal o programa começou. As coisas passavam-se tão rápido, o tempo era tão limitado que fiquei com algumas falas a meio, mas penso que foi positivo, apesar de não me conseguir habituar a ouvir a minha voz...
Tive oportunidade de ver também o grandioso António Macedo, que do alto da sua voz consegue intimidar qualquer um. Cruzei-me nos corredores com José Maria Todela, esse mito vivo, autor da música Kanimambo, e apesar da cara me ser familiar, teve que ser o Markl a avisar-me para o mito que tinha passado por mim.
Depois do pequeno almoço no bar das instalações da RTP/RDP, fui ter com a Ana Markl, para a tal entrevista que tinha falado, julgo que correu bem, ainda não sei quando vai ser públicada, mas a seu tempo avisarei aqui.
À tarde ainda fui passear por Sintra, regressando, de rastos, ao fim do dia a casa. Mas foi um dia bastante agradável.

Leonel Nunes - Matagueira

Laboratólarilolela de hoje

9/05/2006

O MAXIME NÃO PODE FECHAR

Estamos em Portugal, país pequeno, de mentalidades igualmente pequenas. E o sucesso faz muita urticária a certas pessoas, que sempre que vêm alguém com ideias novas, tentam que essas ideias ou não vão para a frente ou então que a sua duração seja curta. É o caso do Maxime, bar de Manuel João Vieira, mítico vocalista dos Ena Pá 2000, e que para quem não conhece, é um bar com uma programação bastante alternativa, responsável pelo rejuvenescer de José Cid, e por onde passaram bastantes nomes conceituados da nossa música. O espaço é único, um verdadeiro cabaret, com uma decoração kitsch que faz as delicias por quem lá passa. Mas ao que parece há gente que não gosta, e está empenhada em fechar este espaço único em Portugal.
Sempre com a desculpa do barulho, o Maxime tem-se visto obrigado a transferir os seus espectáculos para o cnema São Jorge, e precisam de fazer obras para isolar o barulho. O presidente da CM de Lisboa já disse que não ajudava nas obras, mesmo sendo ele um cliente do Maxime, pois estava na fila da frente quando o Cid lá actuou. Parece que um espaço com tanta história não merece uma ajuda para continuar a ser um marco na noite lisboeta. Parece-me que há aqui muitas prioridades trocadas, mas o Maxime não pode fechar, seria muito mau, e espero sinceramente que o Manuel João Vieira consiga manter este projecto.

9/04/2006

Por agora é isto...

Leonel Nunes - Matagueira

Laboratólarilolela de hoje

Amanhã, quando estiver menos cansado, actualizo isto. Até lá....

9/03/2006

Mais uma bela pérola do Cristiano Pereira

Neste Verão, de vez em quando era surpreendido por mensagens no telemóvel do Cristiano, que, para um trabalho do JN, andou a percorrer várias festas e romarias, de norte a sul de Portugal.
Como ele sabe que sou fã desse tipo de festas, e com uma certa malvadez, aproveitava para me fazer inveja, enviando-me os mais deliciosos relatos das festas que visitava. O resultado desse trabalho(???, ou seria divertimento?) pode ser visto no site do Jornal de Notícias. Como aperitivo, deixo-vos aqui um excerto de um maravilhoso texto sobre um torneio de malha (ou chinquilho consoante as regiões do país) realizado no Concelho de Avis - Alto Alentejo. Leiam que vale a pena
Numa época dominada pela expansão das consolas de jogos e computadores, há quem ainda resista à era digital e se dedique à prática de um passatempo tradicional o jogo da malha. O povo do concelho de Avis, no Alto Alentejo, é um desses exemplos e, nas últimas semanas, as oito freguesias do município têm disputado entre si o Campeonato Concelhio da modalidade, onde esvoaçam discos de metal rumo aos pinos. O JN presenciou a eliminatória disputada no Maranhão, uma freguesia com cerca de 70 habitantes.

Tudo se passa num pequeno descampado onde o povo se reúne junto a uma barraca. Para animar as hostes, há música ambiente e umas colunas libertam, em alto volume, algumas pérolas do folclore, viras e bailes mandados. Está um calor abrasador e cedo se constata que o convívio é pacífico e que a malta se entrega a uma espécie de bezana colectiva, tamanha a velocidade com que garrafas de cerveja saltam do interior de uma arca congeladora. Ao lado, grelham-se frangos no churrasco. E, à frente, joga-se.

Alinhadas umas ao lado das outras, equipas de pares lançam os discos de metal de uma extremidade para a outra. À primeira vista, o cenário parece algo perigoso porque os discos voam e rasam as cabeças do povo que caminha, lá pelo meio, com uma despreocupação impressionante. Ninguém se lesiona. CONTINUA AQUI...


Para quem quiser saber mais sobre jogos tradicionais, veja aqui.

9/02/2006

Segunda Feira, 4 de Setembro, nas manhãs da Antena 3

Aquilo que era à partida uma visita casual, para conhecer a rádio, parece que se tornou numa participação mais activa. Por isso, segunda feira não percam por volta das 9h/9 e 25 o programa das manhãs da Antena 3. Ainda não sei qual será a minha participação no programa, mas segundo o Markl vou ter mesmo que falar.
No mesmo dia vou dar também uma entrevista a um novo jornal que está agora a nascer, mas os pormenores serão revelados só quando o jornal sair. Fiquem atentos.

9/01/2006

Leonel Nunes - Toca o badalo

Já que falei no post anterior desta música, que tem sempre bastante sucesso nos espectáculos do Leonel Nunes, deixo-vos aqui a música "Toca o meu badalo", uma versão da famosa música "Apita o comboio" dos Zimbro.
Como muitos já sabem, o Leonel vai estar dia 10 de Setembro em Pedrogão Pequeno , concelho da Sertã, portanto, apelo aqui à mobilização dos fãs do Leonel aqui do blog para irem assistir a mais este espectáculo. Aprendam portanto a letra desta música, para nos encontrarmos todos no combóio humano que esta música origina sempre e acompanharmos o mestre com a nossa voz. Espero encontrar muitos leitores do blog por lá, portanto não falhem, levem posters, cartazes, tudo o que arranjarem do Leonel, vamos fazer deste mais um espectáculo memorável.

Ouçam a música aqui.

eXTReMe Tracker