11/26/2006

Eu pensava que Quim Barreiros não me conseguiria surpreender...

Mas admito que estava enganado...
Já aqui disse que não era grande fã de Quim Barreiros. Reconheço-lhe o mérito e talento, e nós, fãs de MPA devemos-lhe muito, por ter levado este estilo ao grande público, derrubando barreiras e preconceitos e fazendo com que nas festas académicas haja sempre um dia dedicado à música popular, mas no entanto, em comparação com o Leonel Nunes por exemplo, sempre achei este último superior...e continuo a achar. Mas o que é certo é que aqui há dias mandaram-me um video, que tinha como banda sonora uma música que achei genial, pela mistura de versões que fazia. Hoje meti-me a investigar, e as minhas suspeitas confirmaram-se - a música é mesmo que Quim Barreiros, e pode ser ouvida no cd "A Cabritinha".
Falo-vos pois da faixa número 4, que se intitula "Ela é horrivel". É notável a quantidade de versões presente na música. Lá conseguimos encontrar um solo de Dire Straits, a música "Namorada de um amigo meu" de Roberto Carlos, e a Yellow River. Em conversa com o Nuno Markl ele disse-me que também está lá a Satisfaction dos Rolling Stones...sou sincero, ainda não a encontrei. Mas quem sabe se vocês não a encontram.
Esta música lembra-me os wallpapers da Virgin onde tinhamos que descobrir o nome das bandas pelos desenhos. Não sei se se lembram, mas foram um sucesso o ano passado e esta música vai um pouco nesse sentido - nela podemos encontrar muitas outras músicas, quase que escondidas. As passagens entre as músicas estão perfeitas, passando despercebidas ao ouvinte. Esta é para mim a obra prima de Quim Barreiros, e incompreensivelmente passou despercebida. Para corrigir isso, aqui dica a música. Ouçam-na aqui.

Ao que consta, não foram maltratados animais para fazer esta foto.

11/25/2006

Este vai direitinho para o quadro de honra.



Penso que isto terá sido para disfarçar um engano na música...sem dúvida original. Asseguro-vos que nunca mais ninguém pensou no engano depois disto.

Maxime

Acordei hoje a pensar nisto - o que será feito do Maxime? Como estarão as coisas depois do fecho? A resposta surgiu-me quando abri o mail, através da mailing list do Manuel João Vieira:Parece que está tudo na mesma... e o pior é que aos poucos vai caindo no esquecimento uma das melhores salas de espectáculos que eu já tive oportunidade de visitar. Cabe a todos nós não deixarmos que isto morra assim, e que os interesses imobiliários não vençam uma vez mais a cultura. Espalhem a foto...

11/24/2006

Leonel Nunes na Cantina dos Grelhados - Coimbra


Antes de mais peço desculpa pelo atraso na actualização do blog, mas problemas com a net que só ontem ficaram resolvidos ditaram este atraso.

Sensivelmente duas semanas depois de estar em Coimbra para o mega concerto da Latada, Leonel nunes voltou, desta vez para um espectáculo mais pequeno, na cantina dos grelhados, organizado pela Associação Académica. Depois do sucesso que foi o concerto da Latada, parece que Leonel Nunes ficou definitivamente no coração dos estudantes de Coimbra. E ainda este estava a fazer o "check sound" já estavam umas 50 pessoas em frente ao palco a gritar pelo Leonel.
Depois do "check sound" feito, subiu ao palco Tiago Silva, a quem coube a missão de animar os presentes, enquanto não era a hora do Leonel actuar. Com um repertório que incluía alguns originais e alguns sucessos de outros artistas, Tiago Silva cumpriu com distinção o que lhe foi pedido.

No fim da actuação do Tiago já a sala estava lotada, e todos aguardavam o Leonel, que subiu ao palco debaixo de um coro de vozes animadas, que entoavam o seu nome. Com a simpatia que lhe é habitual, Leonel cumprimentou as pessoas presentes e tocou a "Mulher Ingrata", pondo logo todos a cantar em coro. A seguir foi um desfilar de sucessos, sempre com o público a acompanhar. E nos intervalos tudo gritava "Penalti!", ao que Leonel retribuía com a típica trombada. E tantos foram os pedidos, que foi possivel acompanhar os efeitos das sucessivas idas ao garrafão no comportamento do Leonel, estando este cada vez mais liberto e alegre.
Em quase duas horas de espectáculo, a alegria foi muita, com o público bastante participativo, sendo encabeçado pela tertúlia os Cóbois, que não se pouparam a esforços para apoiar o Leonel, cantando com as vozes bem afinadas todas os temas da noite.
Foi bonito de ver toda a interacção entre o público e o artista, que no fim presenteou os presentes com autógrafos, e muitos ainda puderam dar uma trombada no garrafão. Tendo este ficado com dois fãs que no fim ainda ajudaram o Leonel a arrumar o material na carrinha.
Numa noite recheada de caras bonitas, várias foram as fãs que abordaram o Leonel para tirar uma foto com ele, causando a inveja de todos os presentes.
Brevemente colocarei os videos aqui. Basta conseguir resolver uns problemas técnicos. Em baixo deixo algumas fotos:

A cantina dos grelhados esteve cheia para mais um concerto de Leonel Nunes.


Assim é díficil olhar para o palco...


Tiago Silva, um mestre dos teclados e acordeão


Palavras para quê?

Manuel Brás - O Dinheiro - e Podcast

Não, ainda não é o Podcast do Portal Pimba, esse espero que se torne realidade um dia... mas para quem era subscritor do podcast do Nuno Markl, e estava habituado a ter o Laboratólarilolela nesse mesmo podcast, agora foi criado um Podcast próprio do Laboratólarilolela (cortesia do Jorge Botas da Antena3). Os interessados podem subscrevê-lo aqui (para o caso de usar iTunes) ou aqui (no caso de usar outro programa).
O cantor hoje analisado foi um repetente. Depois de "Juventude desesperada", Manuel Brás e o seu orgão mágico, voltou ao Laboratólarilolela com o tema "O dinheiro".
Não vou fazer nenhuma crítica, pois isso já o fez o Nuno Markl, que o faz sem dúvida melhor que eu. Está tudo aqui.


Download de Manuel Brás - O Dinheiro

11/19/2006

Hoje apetece-me ouvir isto

Amadeu Mota em entrevista à melhor das Rádios nacionais

Talvez por ontem Amadeu Mota ter entrado em directo no programa de discos pedidos da Rádio São Miguel a pedir uma música sua, hoje apeteceu-me ouvir o seu best of.

Aqui vos deixo uma das músicas que podem encontrar nesse compêndio da obra de Amadeu Mota e da sua BandaMota:

Picada de Escorpião

E vejam a entrevista sobre este trabalho que Amadeu deu à Rádio S. Miguel aqui

Hoje fui aqui...

Poderia ter sido muito bom...se estivesse um décimo das pessoas no recinto!

11/18/2006

Regresso

Depois de uns dias sem net, estou de volta. Peço desculpa pela falta de actualizações, vou tentar colocar material novo amanhã. Até lá.

11/14/2006

Arraial com Leonel Nunes em Coimbra

Não fui eu que fiz o cartaz.Ok? Clica para aumentar.
Pois é, depois do sucesso que foi a actuação do Leonel na Latada 2006, a Associação Académica decidiu voltar a chamar Leonel Nunes para abrilhantar (como eu adoro esta palavra!) o arraial popular que se vai realizar dia 21 de Novembro (terça feira) na cantina dos grelhados, junto à Praça da Républica. A entrada custa 2 euros com direito a uma bebida. Dia 21 á estarei, e espero que vocês também. E como se costuma dizer nestas festas: "Trás um amigo contigo!"

11/13/2006

Nuno Nunes - No cometa um foguetão

Sempre foi um fenómeno comum haver filhos que fazem Carreira à custa do nome dos pais, não passando de meros produtos de marketing, o fenómeno tornou-se normal e já nem o estranhamos.
Este não é contudo o caso de Nuno Nunes, filho do mítico Leonel Nunes, nome maior da Música Popular Alternativa (MPA). O seu filho, apesar de cantar desde pequeno, nunca conseguiu sair do anonimato, e a prova disso é este álbum - "No cometa um foguetão" - que conta já com quase 10 anos desde a sua edição, sem nunca lhe ter sido reconhecido o devido valor. Mas como sempre, o Portal Pimba está atento e divulga aqui, depois de uma passagem pelo Laboratólarilolela, a música com o trocadilho mais brilhante alguma vez feita (na minha opinião, claro). Fazer uma música com a expressão "No cometa um foguetão" só está ao alcance dos predestinados, e Nuno Nunes é a prova viva que a MPA está de boa saúde, com um futuro promissor, sendo esta uma das caras da nova vaga de artistas que começam a surgir. Mas mais não se poderia esperar, não fosse ele filho de quem é... Ouçam com atenção a música que dá nome ao primeiro álbum de Nuno Nunes.

No Cometa um foguetão

Laboratólarilolela de sexta, 10 de Novembro

As velhas do Alentejo...



O Rui de Moura continua a sua pesquisa pelo Alentejo à procura de novas pérolas, e depois do video de Erika e Psst Tó Maxoste mostra-me agora o Grupo Instrumental de Montoito, que passo aqui a mostrar-vos. Os Adiafa que se cuidem, "As meninas da ribeira do Sado" ao pé disto parece uma canção infantil.

11/06/2006

Como se o video anterior não bastasse...

Aquilo que as editoras infantis estão a fazer é o equiparável ao remexer um monte de merda que secou com o tempo, que ja não incomoda ninguém, que se limita a estar ali, seco, sem libertar maus odores. Mas as editoras, não contentes, vão lá com um cavaquinho remexer, libertando estas coisas fétidas que podemos ver aqui em video...e que nos voltam a incomodar de novo.

Ridiculo...




Por favor, não estraguem as boas memórias dos nascidos nos anos 80... que saudades dos verdadeiros Onda Choc...

Um obrigado ao Bisca dos Nove.

11/04/2006

Leonel Nunes na Latada 2006

Viva o Leonel Nunismo!!!

Terça Feira 31 de Outubro de 2006 é um dia que ficará para sempre marcado na história deste blog. Nesse dia concretizou-se o sonho antigo de ver Leonel Nunes pisar um palco que já há muito merecia ter pisado – o de uma festa académica em Coimbra.
Este não era um sonho só meu, era a vontade de pelo menos 384 pessoas que assinaram a petição que inicialmente era para a Queima 2006, mas que acabou por ser reconvertida para a Latada do mesmo ano, desta vez com mais sucesso, e na terça, finalmente, pudemos ver todos o Leonel e dançar ao som das suas músicas, que para minha admiração grande parte das pessoas conhecia. Foi aí que realmente percebi a importância que este blog tem tido na divulgação da música popular…e fiquei contente com isso.
A noite de 31 de Outubro começou bem cedo para quem foi ao jantar que antecedia o concerto, onde se reuniram perto de 150 fãs do Leonel (houve uma altura em que penso que estiveram lá dentro bem mais que estas pessoas). O jantar, organizado por algumas tertúlias como os Cobóis e os Pixoteiros, que amavelmente convidaram o Portal Pimba a marcar presença, não foi livre de problemas, principalmente com a disposição das pessoas, que acabaram por ficar todas misturadas, não ficando os diversos grupos juntos. Por essas falhas peço as minhas desculpas, apesar de ter sido um problema alheio ao Portal Pimba.
Mas penso que apesar destes pequenos problemas o jantar foi positivo, com um Leonel bem disposto a animar os convivas que se deslocaram ao Salão Brasil para ver o mestre ao vivo,
Sempre participativo, Leonel Nunes respondeu aos inúmeros “Olé Leonel olés” com vários “penaltis” bem aplicados, arrasando as defesas dos que pensavam que o que Leonel tinha no garrafão não era vinho, Houve também tempo - no fim do jantar - de Leonel e Tiago Silva (virtuoso acordeonista que breve será aqui divulgado) brindarem os presentes com aqueles que são já os hinos do “mestre” – Mulher Ingrata e Porque não tem talo o Nabo - que todos entoavam a viva voz, antecipando o que se ia passar à noite. Findo o jantar foi tempo de autógrafos, aos quais Leonel Nunes não se recusou, tendo sempre uma palavra simpática a quem o abordava, mostrando a humildade que o caracteriza e faz dele único.
Era altura de ir para o recinto, e foi com um até já que o nosso anfitrião se despediu de nós. A ansiedade tomava conta dos que aguardavam a sua actuação, e depois de um cafézito e uma ou outra ida a casa para trocar de roupa, era altura de ir para o recinto.
Era chegada a hora, e eu, como não estava habituado a entrar com “livre trânsitos” enganei-me na entrada e acabei por chegar ao recinto já estava Leonel a tocar a sua primeira música. Era tempo de olhar em redor, e os meus olhos não acreditavam no que viam. Era gente até perder de vista- 25 mil segundo a organização- e no palco estava Leonel, com o garrafão a seus pés, num fundo de luzes que lembrava as estrelas, que juntamente com o fumo artificial dava um aspecto celestial aquele que não me canso de chamar de “Deus” da Música Popular Alternativa.
E se atrás estavam aqueles que olhavam com surpresa para o que estava a acontecer em palco, desconhecendo quem era Leonel Nunes, à frente estavam os verdadeiros fãs, sendo possivel reconhecer uma ou outra cara de anteriores paragens, seguidores fiéis do nosso mestre.
Leonel, como sempre, mostrava-se bastante divertido e comunicativo. Coisa que alguns criticaram dizendo que se tornou maçador, que falava muito. Mas Leonel é um contador de histórias e cada tema seu tem uma história para contar. Pena a qualidade do som não estar ao seu melhor, perdendo-se algumas coisas que ele falava.
Durante o tempo que esteve em palco foram tocados os seus êxitos mais conhecidos, tendo-me o Leonel confessado que viu os temas que aqui coloquei. E esses tocou-os todos, tocando também dois temas do seu filho Nuno Nunes, entre eles o sucesso instantâneo “No cometa um foguetão”. Os temas que terão tido mais sucesso, na minha opinião, foram o incontornável “Porque não tem talo o nabo”, “Mulher Ingrata”, “Toca o meu Badalo” e o surpreendente “Partido do Tintol, que teve uma recepção fantástica por parte dos estudantes.
Devido ao atraso de Quim Barreiros (começa a ser habitual), que já o Leonel tocava quando saiu de Vila Real, Leonel Nunes teve que tocar mais que o previsto, tendo-lhe valido o vasto repertório que possui para entreter o numeroso público que estava no recinto. Com o prolongar do concerto, infelizmente houve algumas pessoas, que por não saberem que o Quim ainda não se encontrava no recinto, começaram a chamá-lo, sendo bastante indelicados com o Leonel que tudo fazia para “encher chouriços”, mostrando para quem quis ver quem são os artistas e quem são as vedetas.
Chegado o Quim, era altura de terminar a actuação ao som do hino “Porque não te entalo o nabo”, seguido do típico “Boa noite, vos deseja o homem do garrafão”. Depois da “trombada” final, Leonel saiu do palco, sendo abraçado por Quim Barreiros, que em tom paternal lhe perguntou: “Portaste-te bem? Não te emborrachaste?”(meter um ou outro palavrão aqui pelo meio). Com este passar de testemunho, Quim entra em palco, e perante um público fácil e amorfo, que se deixa levar com um simples gritar de Briooooooosa se deixou embalar nos braços da máquina que envolve o nome mais sonante da música popular, mas longe de ser quanto a mim o melhor.
Para mim era o fim da Latada enquanto concertos, a seguir ao término do espectáculo do Leonel, refugiei-me nos bastidores, na conversa com o mestre que se mostrava bastante satisfeito com a recepção, tendo acedido a inúmero pedidos de autógrafos e fotos que os fãs lhe pediam.
Nós no Portal Pimba continua-mos a desejá-lo na Queima, não será legítimo depois disto?

11/02/2006

Se a Ágata e o Ozzy Osbourne tivessem uma filha...

Sem dúvida que se chamaria Vanessa Karina...Não percam amanhã a música "Aceita-me como sou" no Laboratólarilolela (que agora passou para as sextas feiras às 8.25h).

EDIT: Aqui fica a música

Nunca a expressão "Nectar dos Deuses" teve tanto sentido


Para quem duvidava se era mesmo vinho que estava no garrafão, só para terem uma ideia, quando mandei a trombada da praxe, só por vergonha não fiz cara feia*, tal a força da pomada.

*Sim, eu sei, sou um maricas...mas tinto não é o meu forte...

11/01/2006

Novo video no quadro de honra



Depois do concerto do Leonel, nos bastidores houve ainda oportunidade de filmar este video, em que o Leonel e amigos da organização mandam um abraço a todos os frequentadores do Portalpimba.com. Como podem reparar nas imagens, a alegria era muita, e já não estávamos no nosso estado mais saudável. Mas mesmo assim fica o apontamento, e um obrigado ao Leonel e restantes pela grande noite de ontem.

O dia mais feliz da minha vida!!!

Clica na foto pra ver a marca do vinho

Anterior record de pessoas na latada:
Cranberries - 14 mil pessoas

Novo recorde de público na latada:
LEONEL NUNES - 25 mil pessoas

Penso que isto basta para mostrar o sucesso que foi esta última noite de Latada. Apesar de ainda haver muita gente que estava com aquela cara de quem se interrogava do que se estava ali a passar, houve milhares de vozes que entoaram as músicas do Leonel, que parecia um Jean Michel Jarre no seu orgão, com um fundo que fazia lembrar estrelas a dar um ambiente quase celestial a esta actuação. Leonel parecia estar no céu, e é esse o lugar de "Deuses" como o Rei da Mpa, que hoje foi coroado o artista do povo, o artista que todos queriam ver. E viram.

Mais pormenores amanhã, agora vou dormir.

eXTReMe Tracker