12/06/2005

Primeiro objectivo.

O primeiro objectivo do blog e futuramente do Portal Pimba é catalogar devidamente os vários estilos de Música Popular, nunca sendo referida a palavra Pimba para caracterizar este estilo de música, pois esta tem um carácter depreciativo, e esse não é o objectivo deste blog.
Para tal foi decidido usar os seguintes termos para diferenciar a Musica Popular (nome genérico):

MPA(abreviatura de Musica Popular Alternativa):
É talvez o estilo que a mim me diz mais, é caracterizado pelo uso de trocadilhos nas suas letras, brincando com as palavras de uma forma mais ou menos subtil consoante os autores, em que a maldade está na interpretação da letra pelo ouvinte e não na música em si.
Quim Barreiros popularizou o estilo, embora eu pessoalmente não seja um fã, Quim Barreiros teve o mérito de conseguir chegar ao grande público, levando este estilo ás rádios e televisão, sendo hoje presença obrigatória em todas as festas de estudantes por esse país fora. No entanto, o expoente máximo deste estilo, e aquele na minha opinião caracteriza melhor o estilo é sem qualquer dúvida o grande Leonel Nunes. Embora já tenha mais de 40 obras editadas, Leonel Nunes nunca conseguiu atingir um reconhecimento do grande público o que em si não é mau, pois tornou-se um autor de culto.
Outros nomes incontornáveis do género são por exemplo os Star Music, Quim Gouveia, Tony Bispo, Dinis Brites, etc

MPR (Música Popular Romântica)
É sem dúvida o estilo mais conhecido e não me vou alongar muito na sua descrição. É o estilo que engloba cantores como Fatty, Silvestre, Carla Gamboa, Luisa, Hugo Leal, entre outros. As músicas falam essencialmente de amor e de relações pessoais, não tendo uma batida tão foste como a MPA, caracteriza-se por uma maior variedade de intrumentos musicais, ao invés da MPA que habitualmente usa apenas o Orgão.

MPE (Música Popular Electrónica)
Embora não tão comum, é um estilo com claras influências dos anos 80, pelo uso dos sintetizadores e de uma batida forte, dançável, capaz de alegrar qualquer festa. Soluar é um nome incontornável neste estilo, julgo serem os pioneiros deste estilo, eles como ninguém souberam dar um novo colorido á Musica Popular, modernizando-a e criando uma nova corrente que infelizmente não teve muitos seguidores. No entanto a sua importância é tão grande que decidi criar esta designação apenas com base na sua obra.


Haverá outros estilos como a MPE (Música Popular Erótica) e a MPE (Música Popular Emigrante), no entanto julgo que estes 3 que enunciei anteriormente são os mais importantes, deixo aqui aberto o debate, comentem e digam a vossa opinião.
Irei neste blog mostrar e analizar a obra de cada um destes artistas, pelo menos os mais importantes. Estejam portanto atentos.

7Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 12/06/2005 10:17:00 PM, Blogger IGOTSHIT said...

e a musica popular cigana?

o graciano saga deixou um legado :evil:

 
At 12/12/2005 12:31:00 AM, Blogger Sopas said...

Discordo inteira e transversalmente do teu modelo de classificação das especificidades da música popular. Misturas vários critérios para considerares o género. Só para te exemplificar o quão rota é a tua proposta, relembro-te as bonitas baladas românticas que o Leonel também canta (p. e. Passeio pela cidade). És uma pessoa pouco informada, e estás a querer conquistar louros explorando um filão que eu e o João Carlos Barros descobrimos - metendo, naturalmente, os pés pelas mãos. Mas pronto, reconheço-te o esforço, a Música Popular Alternativa (porque, para o que nos interessa, não há outra - e um dia explico-te) merece-o e bem dele necessita! Um abraço!

 
At 12/14/2005 10:31:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Sois um cromo e como tal n tens direito a voto! Aqui aceitam-se propostas, como disse no primeiro post este é um espaço de reflexão e debate, como tal o "amigo" sopas poderá propor as suas formas de catalogação da Musica Popular para que de uma forma saudável se chegue a conclusões. Aguardo pelas propostas.

 
At 12/27/2005 02:25:00 PM, Blogger W. said...

Graciano Saga será o expoente máximo da MPM (M de Migra)!! Já vi que és um tipo bem informado e, inclusivamente, até és gajo para ouvir a rádio ABC: por acaso não sabes quem é o autor de uma cover das 24 Rosas do José Malhoa, cuja letra versa sobre violencia doméstica, e cujo refrão é qualquer coisa do género "E hoje, te mando estas 24 chapadas, tra la la, o Zé malhou-a, estava grosso!" É que tenho tentado descobrir isto há anos e nada!

 
At 12/27/2005 03:18:00 PM, Blogger Gabriel Oliveira said...

Porra... isso é uma lacuna grave, W. Isso é um épico do Fernando Pereira (será um outro estilo - o MPC - Música Popular Cover's). Só comparável com o seu brilhante "Por amar a Manuela".

 
At 12/27/2005 05:25:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Lamento desconhecer essa música, no entanto também n se insere muito nas músicas que tentarei trazer aqui para este blog, aqui procuro os originais, os autênticos, nada de cópias baratas. Mas se souberem de algum artista popular que mereça ser destacado entrem em contacto comigo.

 
At 12/28/2005 12:32:00 AM, Blogger W. said...

Fustigo-me por tão grande ignorancia... Obrigado pelo esclarecimento Gabriel_mm! É que estava convencido que era uma música de um destes mitos vivos...

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker