Zé Pereiras, uma arte a desaparecer
Deixo-vos aqui um texto de um amigo sobre esta actividade tão nobre, e infelizmente em risco de extinção em algumas zonas do país. Este texto foi retirado do blog do Paulo a.k.a Zuppafly e está bastante interessante, promovendo e defendendo uma tradição do norte do país, mais concretamente Freamundo, zona de residência do Zupaffly.
O que é um Zé Pereira?Um Zé Pereira em condições tem a camisa aberta (ou t-shirt de mangas arregaçadas), dois panos em torno das mãos, e um bombo ou uma caixa presa ao corpo com uma fivela que passa pelo ombro.
Um Zé Pereira não se cansa. Sangra das mãos, até dos pulsos, enquanto o povo lhe pedir. Rasga as peles do bombo para g·udio da multidão. Ensurdece o gajo ao lado com a maior das facilidades, Ameaça, com a moca na mão, a integridade fÌsica do próximo. Cheira a vinho carrascão.
Um Zé Pereira nunca est· sozinho. Tem consigo, pelo menos, mais uns 6 ou 7 com ele. E se tiver dois ou três "cabeçudos" por perto, então temos a festa montada. Lança-se um morteiro ao ar e o povo junta-se em volta do cruzeiro na rotunda do centro.
Um Zé Pereira não nasce ensinado.
Um ZÈ Pereira não vai para o Pinheiro (nas Nicolinas) em Guimarães, ou para Mirandela no inÌcio de Agosto, sem ter treinado convenientemente antes.
E como treina um Zé Pereira?
Assim:Em Freamunde, os Zés Pereiras são a alma (juntamente com o fogo de artifÌcio e a marcha alegÛrica) das Sebastianas, as festas em honra de São Sebastião. O povo salta, o povo berra, o povo não lhes dá descanso. Eles saltam, eles berram, eles não dão descanso ao povo.
Mas o melhor é quando o povo lhe ganha o gosto. E aqui em Freamunde, ganhou definitivamente. As sextas-feiras das festas (a que chamam as melhores do Norte depois das de Ponte de Lima e do São João no Porto) vêem o povo a encher as ruas, às centenas, de bombos e caixas munidos.
O desacerto da maior parte é grande, mas já se começam a ver alguns grupos mais organizados, que treinam durante o ano para aquela noite especÌfica.
O resultado? O resultado é este:Powered by Castpost
Agora ficam avisados: se estiverem de passagem por Freamunde e ouvirem ao longe um ribombar, ou uma caixa (ou tarola, se preferirem), não se espantem. Freamunde pode não ter uma noite como a de Mirandela ou a de Guimarães, mas ninguém gosta mais de bombos do que nús.
E como diria o meu amigo Felgueiras:
"OU! OU! Bombos dum lado.... tarolas do outro..."
É por coisas destas que cada vez gosto mais do norte de Portugal
13Pessoas cantarolaram ao som desta música:
Há quem os troque por brasileiros e por samba, n ha nada k me irrite mais...
Ó tino, o JCBarros já anda a prometer uma visitnha cá cima a Freamunde durante as festas, se os horários permitirem.
Eras gajo de te juntar a ele e tbm vires...
Eu deixo-te pegar na minha caixa por um bocadinho na 6ª feira de festas :P
"Eu deixo-te pegar na minha caixa por um bocadinho na 6ª feira de festas :P"
Peço desculpa, sou heterossexual...
Não chames Freamundo àquilo! Se sendo só Freamunde o Paulo já faz uma publicidade do camandro, assim ninguém o cala!
Senhor Paulo, garanto-lhe que se fôr levo a minha própria caixa ou bombo (sendo que tudo depende da disponibilidade da Filarmónica Artística Pombalense em emprestar o material).
Porra pá, nem tinha reparado que tinhas escrito Freamund"o" no post... ala corrigir isso e a mania de escrever "zuppafly" com erros e maiúscula(e aproveita para ver a acentuação que deu para aí uns erros..).
Um gajo já nem pode fazer um post descansado no blog que vem logo o tino desvirtuar a coisa... :P
E muitos erros corrigi eu
Então foi a porcaria do post em html que te passei que deu problemas... porque no meu blog aquilo está "limpinho".
Ya foi isso mesmo, tudo o que tinha acentos deu erro... Quando são as festas? Publicitarei com muito gosto no blog :)
A propósito de pedir o texto emprestado, realmente tens razão, o texto era do Zuppafly. Ficam as minhas desculpas ao autor e os parabéns pela defesa de tão nobre arte!
por todo o lado..viva os homens do bombo...
como os mareantes do rio douro, olé olé!
Mas....Freamunde não é um mundo????N sei onde está o erro...
Freamunde é mesmo um mundo ... e não é só nas sebastianas, passa por cá no 12 de dezembro logo que apareça a noite e depois diz qqr coisa, e já agora qualquer dia é dia ...
é uma vergonha esses merdas de freamunde, este ano tentaram estragar a noite dos bombos de mirandela, só não levaram no focinho pk a policia de intervenção estava bem perto deles. Esses merdinhas que fiquem na terra deles e não passem nem perto de mirandela, senão da proxima ves experimentam a verdadeira alheira de mirandela...
Post a Comment
<< Home