3/10/2006

Festival RTP da canção...a vergonha.

Estou neste momento a ver o Festival RTP da canção e acabou agora o desfile de músicas naquele que se diz o festival PORTUGUÊS da canção, que pretende escolher a música que vai representar PORTUGAL à Europa. E qual não é o meu espanto ao ver que, todas as músicas presentes eram cantadas em duas línguas (inglês e português). Até um fado foi cantado em inglês!!! Portugal mais uma vez baixou as calças à Europa, procurando internacionalizar o que não é internacionalizável - as nossas tradições. Nota-se uma busca desesperada por um bom lugar no Eurofestival, nem que para isso tenhamos que abdicar do que é nosso, trazer cantoras da Austrália que nem português sabem, com a desculpa que vêm à procura da sua "portugalidade". Não consigo deixar de considerar isto uma profunda vergonha para Portugal, eu não me sinto representado com qualquer uma das músicas que foi hoje apresentada, sentindo mesmo vergonha de levarmos "aquilo" à Eurovisão.
Longe vão os tempos áureos do Festival da canção, Portugal parava para ver o festival, era uma óptima plataforma de lançamento de novos artistas, lembro-me de em pequeno tudo falar no festival da canção, faziam-se apostas, discutia-se o festival como hoje se discute futebol. Nessa altura havia um orgulho pela nossa lingua, era raro o artista que cantava noutra lingua que não o português, sendo José Cid o primeiro, com a música "Adio adieu", mas nessa o uso do inglês fazia sentido no contexto geral da letra, no entanto hoje em dia utiliza-se outra lingua gratuitamente, com o único propósito de agradar no Eurofestival. Eu prefiro um mau lugar na Eurovisão a ver o meu país a vender-se aos poucos, renegando a sua língua e as suas tradições, será que sou só eu?

Uma nota para a foto que ilustra este post, Carlos Paião foi sem dúvida um dos melhores artistas a passar pelo festival da canção.

10Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 3/11/2006 07:10:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Por acaso concordo contigo, já para não falar que a qualidade das músicas é muito baixa.

Mas este ano será um teste. Se voltarmos a ficar em último, no ano que vem mandamos gajas com saias ainda mais curtas e decotes maiores,

 
At 3/11/2006 07:36:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Isso merece comemoração, um post a concordar cmg...

 
At 3/11/2006 07:41:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Também não fiz assim tantos comentários. Ainda tenho uma boa média.
Mas comemore-se. O que é tens que se beba?

 
At 3/11/2006 07:56:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Algo de não alcoólico, para não voltares ao mesmo...

 
At 3/11/2006 09:05:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Não bebes alcoól?! Temos meninos!

 
At 3/13/2006 12:30:00 AM, Anonymous Anonymous said...

José Cid 4ever

O Carlos Paião também era um grande artista.

 
At 3/14/2006 07:42:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Carlos Paião, definitivamente um grande momento na eurovisão.
Na minha opinião acho que quem devia escolher as musicas a ir a eurovisão devia ser o povo português. Pois ao que parece as pessoas "entendidas" em musica só nos fazem passar vergonhas.
Em 2º ponto Fado é português, e alguns fadinhos até que são bem bons.
Até parece que o pessoal já não gosta da língua do Camões. Não há coisa mais bonita e tipicamente portuguesa do que mandaram-mos outros a badamerda, isso é a Portuga. :P

 
At 3/15/2006 11:11:00 AM, Blogger Alba said...

Se lhes serve de consolo, em Espanha a selecção da canção para Eurovisão também foi bastante polémica... aqui não tivemos nem um jurado, e se gostarem de ouvir o que foi escolhido podem ver no blog Frikilandia Musical. Tanto faz, ganhará Letônia, ou Estônia, ou qualquer país do Leste...

 
At 3/15/2006 04:04:00 PM, Anonymous Anonymous said...

A minha aposta vai para Portugal... Apenas temos que fazer o que o meu amigo Anónimo da Silva disse... saias ainda mais curtas e um novo plano de filmagem... o plano de filmagem por baixo, como se as vissemos do chão!

 
At 3/22/2006 01:04:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Oh meus amigos, desculpem lá, mas além da Helena Ramos que estava com uma grande bebedeira, o melhor cromo da noite foi aquele moçinho, o Beto, qual "Jesus Cristo Superstar", com o seu côro estilo gospell, todos vestidinhos de branco...É que estamos a falar de eleger uma canção para representar o nosso país no Festival da Eurovisão , não estamos a falar da pregação semanal da igreja maná, oK?! Mas o que será que passa pela cabeça desta gente...?!

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker