5/18/2006

Leonel Nunes, a entrevista possivel...(por enquanto)

Apesar de bastante datada, esta entrevista que vos deixo aqui hoje (penso ser de 97), é bastante útil para quem quer saber mais deste génio da MPA. Já tenho esta entrevista há tempo no computador, foi retirado do jornal Terras da Beira, e como já era bastante antigo estava para não postar aqui, mas enquanto não tenho oportunidade de fazer uma entrevista ao Leonel Nunes (poderia fazer por telefone, mas prefiro pessoalmente), deixo-vos aqui esta, que mostra bem o espirito do artista, passemos então à transcrição:

«Procuras bem!», diz-me ele quando lhe pergunto há quantos anos anda nisto das cantigas. « Desde 1975. Nessa altura já se tocavam umas gaitadas, umas acordeonadas». Depois, manda vir um garrafão de vinho, «daquele melhor, do que eu bebo». Explica-me que onde ele estiver «deve estar sempre, ao lado, um garrafão». Que essa é, aliás, umas das condições dos tratos que faz com os organizadores das festas que anima. Ao seu lado tem que estar um garrafão de vinho, «o meu companheiro». Em certos sítios é mesmo conhecido como «O Homem do garrafão». Leonel Nunes, cantor e acordeonista «brejeiro». Não se rala que chamem música «pimba» ao que faz. Faz música «para o povo». Música «p'ra pular», esclarece o filho, músico da mesma cepa. As cassetes de Leonel vendem-se aos milhares, em feiras, arraiais, quiosques e discotecas. Faz espectáculos por todo o país e os seus temas passam nas rádios.« Ganha muito dinheiro com isso, não é?», pergunto-lhe eu. « O dinheiro não se cava. Já fiz muita noitada e apanhei muita bebedeira. Agora quase que não dá para os tremoços». «O povo está a ficar sem dinheiro» e, portanto, há poucas actuações: «Está mal para todos!».

Leonel Nunes tem 45 anos e vive às portas da Guarda, na Rapoula, a terra onde nasceu. Aprendeu acordeão, «a ver o meu velhote que tocava concertina». Talvez tenha herdado do pai « a paixão pelos harmónicos». «Ando sempre a traquinar neles», diz Leonel, à medida que vai revelando uma colecção impressionante de foles, acordeõs e concertinas. Cada exemplar mais bonito que o outro. «Se for preciso faço um acordeão de raiz» e nós acreditamos, sim senhor. O acordeão que utiliza nos espectáculos merece um lugar de honra na sua oficina. Trata-se de um vistoso instrumento, que lhe custou «mil e cento e trinta contos» e que tem integrado um sistema «midi». Uma pequena «orquestra» portátil. Longe vão os tempos do seu primeiro acordeão, comprado em Timor, em 73, andava o Leonel na tropa.

Durante vários anos foi «construtor civil». Ao mesmo tempo, «por brincadeira» animava casamentos, baptizados e festas de amigos. Depois «o bichinho» foi mais forte e Leonel Nunes dedicou-se por inteiro à sua música. Depois de tocar «coisas de outros» decidiu-se a tratar das letras e das músicas. O seu primeiro êxito deve-se aos... tomates do irmão. A cantiga chamava-se « os tomates do meu irmão» e foi uma farturinha. Chegaram a chamar-lhe o «rei da cassete», tantas eram as pessoas interessadas no irmão (que afinal, nem sequer existe) de Leonel Nunes. O último trabalho tem também um título sugestivo: «Ela ficou na da mãe». Leonel, de semblante carregado, explica-me que o tema fala do «prato do dia, dos divórcios e da separações de bens». Outros temas: «Ela só quer minhoca», «Ela tem bom olho» ou «Põe-lhe o capacete». Só «cantiguinhas com este arzinho», ri-se Leonel Nunes. Malandreco.

Quando começou, o «povo chamava-lhe porco e dizia que ele só dizia asneiras», conta a mulher, « mas agora, o povo só quer disto». «Há 15 anos quem cantava isto? Só eu e o Quim Barreiros. Mas agora é quase toda a gente!», confirma o Leonel. O filho vai mais longe: «As pessoas chamam pimba à música que se vende». Nuno, que estuda engenharia electrotécnica, já tem um trabalho discográfico editado - «No cometa um foguetão». «Gosto deste género de música. Nasci no meio dela». «Quando era bebé, já andava pela casa a tocar testos», diz orgulhosa, a mãe. O rapaz, que tem uma voz impressionante, quer seguir as pisadas do pai. Uma família divertida, sem dúvida.

Para o mês que vem deverei ir ver Leonel Nunes ao vivo e espero nessa altura conseguir uma entrevista exclusiva, entretanto contentem-se com esta amostra.

14Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 5/18/2006 10:30:00 PM, Blogger menina-m said...

fascinante, sinceramente. por favor, tenta arranjar uma entrevista feita por ti!

 
At 5/19/2006 12:16:00 PM, Blogger Marion Cobretti said...

BIBA O LEONEL E O SEU GARRAFÃO!!!

ABRAÇO

JAY COBRA

WWW.MYSPACE.COM/CLOCKWORKBOYS

WWW.MYSPACE.COM/ROCKDASCADEIAS

 
At 5/20/2006 01:12:00 PM, Blogger Francisco Dias said...

Onde vai ser o concerto?? Também gostava de ir conhecer o génio em pessoa.

 
At 5/20/2006 03:34:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Vai ser na zona de Pombal, pelo que o Leonel me disse há uns dois meses ao telefone, quando souber algo mais concreto eu deixo aqui.

 
At 5/20/2006 09:47:00 PM, Anonymous Anonymous said...

apesar de curta e já com alguns anos a entrevista é muito boa, finalmente me foi dado a conhecer um pouco a personagem por trás do garrafão.

Fico à espera da tua entrevista, e que tal abrir um post onde os leitores do blog sugerissem perguntas ao "Rei"?

 
At 5/20/2006 10:06:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Boa ideia, quando for fazer a entrevista faço isso sim :) Obrigado pela ideia.

 
At 5/21/2006 09:08:00 PM, Anonymous Anonymous said...

e se possível grava a entrevista ou parte dela, sempre seria uma forma diferente de registar esse mometo histórico.

 
At 5/21/2006 10:51:00 PM, Anonymous Anonymous said...

tino, se puderes dizer onde será a actuação avisa!

"Com leonel nunes no coração, as mulheres nunca me dizem que não"

 
At 5/22/2006 11:13:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Pessoal, Leonel Nunes ("O mestre") vai igualmente actuar no Festival da Praia Grande - "Grandiosa Vacada", no dia 24 de Agosto.No dia 25 de Agosto teremos Alexandre Correia e as sua bailarinas.

Mais informações posteriormente em:

www.grandiosavacada.com

 
At 5/22/2006 12:18:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Diogo, qualquer novidade envia-me para o mail com cartaz e programa para divulgar aqui no blog.

 
At 5/23/2006 12:07:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

David em breve será criado o site oficial do Leonel, lá pro verão estará on line. ( e isto é uma inconfidência)

 
At 9/21/2006 11:07:00 PM, Anonymous Anonymous said...

O Leonel andou na tropa em Timor com 13 anos? (se tem 45)

 
At 4/16/2007 07:04:00 PM, Anonymous Anonymous said...

eu sinceramente ja vi esse senhor tocar épa e era muito bom nem o tony carreira lhe chega ás barbas eu acho é que a BMG ou a VALENTIM DE CARVALHO já lhe deviam era ter dado uma opurtunidade de gravar lá!

 
At 12/31/2010 03:09:00 PM, Blogger Rui Ribeiro said...

Leonel Nunes

Leonel Nunes Site Oficial:

Leonel Nunes

http://www.leonelnunes.pt

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker