5/10/2006

Bandalusa e Quim em Coimbra

Acabado de acordar da noite maior da Queima das fitas de Coimbra é altura de fazer um balanço do que por lá se passou. Não pude assistir às duas actuações na totalidade, a dos Bandalusa porque a confusão à entrada era muita e a do Quim porque os pés já não aguentavam mais. Quando entrei no recinto já os Bandalusa actuavam e para minha admiração estavam naquele preciso momento a tocar uma cover de Frank Sinatra. O meu primeiro pensamento foi: "Mas que raio???". Mas isto ainda não era nada, foi apenas uma amostra de como o alinhamento dos Bandalusa não estava planeado da melhor forma para agradar a uma assistência já bem bebida, e que precisava era de músicas alegres para saltar. E não foi isso que os Bandalusa lhes deram na primeira parte do espectáculo, tocando músicas que não motivavam o público, cantando músicas ciganas, classicos espanhóis, etc. A assistência estava morna, mais à custa do alcool do que da actuação que vinha do palco. Os Bandalusa têm originais suficientes para fazerem uma noite memorável, não precisavam de tocar coisas de outros, fica aqui o reparo, já que os Bandalusa são visitantes deste blog. Para a próxima queremos só os vossos êxitos.
Mas nem tudo foi mau no concerto dos Bandalusa, e aos primeiros acordes de "Tonto de Saudade" o público mostrou que estava ali para se divertir, e que preferia ouvir música portuguesa e não aquilo que os Bandalusa até ali lhes tinha dado. A partir daí foi uma actuação em crescendo com os artistas a tocarem alguns dos clássicos da sua carreira. No entanto aqueles mais conhecidos não as ouvi, casos como "Quero Eurocu", "Bate, Bate, Bate", "Rainha das Tentações" e "Ye, ye, ye, meu primeiro amor" passaram ao lado desta actuação em Coimbra, não sei se as tocaram quando eu não estava no recinto, mas dúvido. Fica assim o sentimento de que os Bandalusa poderiam ter dado muito mais, no entanto no geral a nota ao concerto só pode ser positiva, traduzindo em notas, um 3/5.

Quim Barreiros

Não vou fazer grandes comentários à actuação de Quim Barreiros, são já muitos anos de estrada a animar festas académicas. O espectáculo é basicamente sempre o mesmo, Quim Barreiros opta por trazer às festas académicas sempre os seus maiores êxitos, aqueles que estão na ponta da língua da assistência, metendo uma ou outra novidade disfarçadamente no meio dos clássicos. Uma atitude inteligente de forma ao espectáculo não perder ritmo. Os Bandalusa têm aqui muito que aprender, pois foi o que lhes faltou, uma melhor gestão do espectáculo. Infelizmente não fiquei para ver o espectáculo todo, o cortejo não me deixou os pés na melhor das condições e às 4 da manhã quando fui para casa ainda estava o Quim no auge com a assistência em delírio perante o nome maior da música popular em Portugal.

Para o ano Leonel Nunes na Queima???Será? Ainda tenho esperanças....

6Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 5/11/2006 11:55:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

O que eu queria ter visto era mais Bandalusa, e menos outras coisas...vcs n precisam de tocar tantos "covers", e sim ouvi a Cinderela, estava eu na fila para entrar e parece ter sido bastante bom, e é verdade, agora lembro-me do Bate Bate... Que eu cantei até bem alto :)

 
At 5/11/2006 04:11:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Gostei muito da Tonto de Saudade, axo que foi o ponto de viragem no vosso espectáculo, a partir daí animou bastante, cantei-a toda :D

 
At 5/16/2006 11:32:00 PM, Anonymous Anonymous said...

boas!
já nem sei como vim aqui parar, mas já foi há algum tempo. desde aí, tenho visitado algumas vezes.
eu estive na Queima de Coimbra, uma vez que sou estudante nesta bela cidade. A noite pimba foi das melhores! Bandalusa, ui, ui! lol! Deu para animar bastante! Estive lá mesmo à frente, desde o início da Bandalusa até o Quim terminar, com um grupo de amigos. Memorável!

Parabéns pelo blog!
Já agora, quando é que se fala aqui de Mundo Novo? Conheces?
Abraço

 
At 5/17/2006 10:39:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

Procura bem que Mundo Novo anda prai :)

 
At 5/17/2006 10:40:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

Ops, vi agora que afinal nunca postei nada de Mundo Novo por aqui, afinal passei só nas emissões de rádio...

 
At 7/04/2006 02:13:00 PM, Anonymous Anonymous said...

nao estive na keima...mx ja assisti a mts espectculos dos BANDALUSA...sao os melhores...O PAULO RIBEIRO canta ao molho ganda voz..bem vou indo..abraços.

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker