11/26/2006

Eu pensava que Quim Barreiros não me conseguiria surpreender...

Mas admito que estava enganado...
Já aqui disse que não era grande fã de Quim Barreiros. Reconheço-lhe o mérito e talento, e nós, fãs de MPA devemos-lhe muito, por ter levado este estilo ao grande público, derrubando barreiras e preconceitos e fazendo com que nas festas académicas haja sempre um dia dedicado à música popular, mas no entanto, em comparação com o Leonel Nunes por exemplo, sempre achei este último superior...e continuo a achar. Mas o que é certo é que aqui há dias mandaram-me um video, que tinha como banda sonora uma música que achei genial, pela mistura de versões que fazia. Hoje meti-me a investigar, e as minhas suspeitas confirmaram-se - a música é mesmo que Quim Barreiros, e pode ser ouvida no cd "A Cabritinha".
Falo-vos pois da faixa número 4, que se intitula "Ela é horrivel". É notável a quantidade de versões presente na música. Lá conseguimos encontrar um solo de Dire Straits, a música "Namorada de um amigo meu" de Roberto Carlos, e a Yellow River. Em conversa com o Nuno Markl ele disse-me que também está lá a Satisfaction dos Rolling Stones...sou sincero, ainda não a encontrei. Mas quem sabe se vocês não a encontram.
Esta música lembra-me os wallpapers da Virgin onde tinhamos que descobrir o nome das bandas pelos desenhos. Não sei se se lembram, mas foram um sucesso o ano passado e esta música vai um pouco nesse sentido - nela podemos encontrar muitas outras músicas, quase que escondidas. As passagens entre as músicas estão perfeitas, passando despercebidas ao ouvinte. Esta é para mim a obra prima de Quim Barreiros, e incompreensivelmente passou despercebida. Para corrigir isso, aqui dica a música. Ouçam-na aqui.

Ao que consta, não foram maltratados animais para fazer esta foto.

25Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 11/26/2006 11:16:00 PM, Anonymous Anonymous said...

A Satisfaction aparece quando o Quim diz "ela é horrível" com eco, mesmo antes de um mini-solo de bateria e do Yellow River de "ela é horrível, ela é horrível, espalha o medo aonde vai".

 
At 11/26/2006 11:20:00 PM, Anonymous Anonymous said...

E ainda: logo a seguir a esse refrão, a "espanta a mãe e espanta o pai", ouve-se o riff de guitarra de Black is Black, dos Los Bravos (http://www.youtube.com/watch?v=VVWNZPOUhO8).

 
At 11/27/2006 12:26:00 AM, Anonymous Anonymous said...

a Satisfaction é perfeitamente audivel a partir dos 1m:45s da musica

 
At 11/27/2006 12:42:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

xiiiii só agora percebi...MUITO BOM!!!!

 
At 11/27/2006 02:00:00 AM, Blogger malhavacas said...

Estimados apreciadores do que é bom!!!


Sepre adorei o tio quim apesar dele a nivel de simpatia deixar muito a desejar, tenho algumas historias k demonstram isso. Bem quanto a melhor musica dele e que tambem não teve grande sucesso para min é claramente "agua de coco" que grande musicol.

Fiquem bem.

 
At 11/27/2006 12:26:00 PM, Anonymous Anonymous said...

já tive o prazer de ouvir esse tema várias vezes (o meu pai tem a k7) e não gostei muito... mas admito que tem momentos muito interessantes como o "ela é horrivel", tá muito bem esgalhada.

 
At 11/27/2006 07:11:00 PM, Anonymous Anonymous said...

ainda falta uma pessoal....por volta do 1:13...aparece mais um exito: "I Should know better" dos beatles...penso que não há mais nenhuma escondida. abraço

 
At 11/27/2006 08:06:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Luis, essa música é de Jim Diamond, e não é nada parecida com esse trecho que falas...

 
At 11/27/2006 08:30:00 PM, Anonymous Anonymous said...

porra!isso é k salada russa! tem ca de tudo 1 pouco!!!
foi graças a 1a cerveja k este senhor me deu, k m converti aos encantos da MPA!!!

viva o Quim!

 
At 11/27/2006 08:37:00 PM, Anonymous Anonymous said...

desculpa...enganei-me no nome da musica!! "I should have known better"...dos beatles!! e juro que é igual!! topa só a harmonica do inicio. abraço (http://www.youtube.com/watch?v=OKBuqGzsB1s)

 
At 11/27/2006 08:55:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

O incrivel é que parece que tens razão... eu não conhecia a música, mas a base instrumental é parecida... Só conhecia a do Jim Diamond, que tem um nome parecido, quem não conhecer pode ouvir ao lado do video dos beatles...ela está lá, tenham medo!

 
At 11/27/2006 11:55:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Nunca pensei dizer isto por aqui... MAS POR ACASO JÁ CONHECIA!!!
E não é assim tão dificil de ver que pertence ao mestre Quim, que conheci este ano no arraial da universidade lusiada de lisboa e devo dizer que é pessoa bastante generosa, gostei imenso.
E isto tocou no dito arraial...

 
At 11/28/2006 12:22:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

Eu como não sou grande seguidor, escapou-me. Tá bem que a voz é dele...mas o estilo não é. Axei isto musicalmente muito superior ao que o Tio Quim costuma fazer.

 
At 11/28/2006 11:21:00 AM, Blogger Irredutível said...

Vê-se mesmo que é do quim! Não está grande coisa... Mas tem alguma piada

 
At 11/28/2006 09:20:00 PM, Anonymous Anonymous said...

isto é de uma categoria... upa upa... o sr. dr. quim barreiros a surpreender noutro registo... pq no habitual ja pouco inova... estou fã!!! ela é horrivel! ela é horrivel! lalalalala

 
At 11/29/2006 11:45:00 PM, Blogger Amílcar Alhinho said...

Epá este gajo cruza a YELLOW RIVER com a SATISFACTION. Isto está deveras engraçado. Saudinha e oiçam o pimba. Já tenho o best of de Graciano Saga que os meus amigos gamaram no Intermarché. É do catano

 
At 11/30/2006 04:23:00 PM, Anonymous Anonymous said...

O Quim Barreiros como músico deixa a milhas todos os outros...
Só tenho pena que se tenha deixado "industrializar" de tal forma que hoje mais parece uma máquina, sem interacção com o público que o ouve (ou com uma "interacção" absolutamente mecanizada e repetida ano após ano, até à exaustão...)Nesse aspecto tem muito a aprender (ainda irá a tempo?...) com o Leonel Nunes e outros, que são muito mais genuínos e imprevisíveis!

 
At 11/30/2006 04:58:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Bom comentário rosinha. Concordo com tudo. É óbvio que quim barreiros tem um maior poder músical, não nos podemos esquecer que tem uma banda completa, que toca com ele há anos. No entanto ver um concerto dele em coimbra ou em lisboa é igual, só muda a saudação no inicio e o tradicional "bombom dos pobres" - grito BRIOOOOOSAAAA. De resto é tudo igual. Já o Leonel por sua vez é jenuíno, os espectáculos que já vi nenhum foi igual, sempre simpático e humilde. E é isso que eu valorizo.

 
At 11/30/2006 06:14:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Humildade é mesmo a palavra certa! Posso contar que em Janeiro o Leonel esteve na minha aldeia, no concelho de Mortágua, pelas festas da N.ª Sra da Paz. Infelizmente, quase se contavam pelos dedos das mãos as pessoas que estavam no baile. A certa altura, fui ao balcão beber um copo, e fiquei de costas para o palco (sim, como é que eu fui capaz!...), a falar com um amigo que estava a servir as bebidas. Passado um bocado, esse amigo começa-se a rir e a apontar para trás das minhas costas. Viro-me... e dou de caras com um sorridente Leonel Nunes, de acordeão nas mãos e a cantar... Tinha saido do palco e foi pelo recinto fora, "puxar" pelas pessoas, uma a uma, sem excepção! (também não eram muitas, mas isto revela um pouco da forma como ele se diverte com o seu publico!)

 
At 12/01/2006 12:21:00 AM, Blogger Unknown said...

Eu gosto muito do quim barreiros, mas será que a musica não é do "João Penca e seus Miquinhos Amestrados"?

 
At 12/02/2006 10:59:00 AM, Blogger Cliente Zézinho said...

Olá! Já há algum tempo que não comentava por aqui, apesar de estar sempre atento às novidades do Portal Pimba, mas não resisti a partilhar mais uma versão incluída nesta pérola do Quim.
Quando um coro canta:
"A minha é pequena,
Mas a minha é grande"
claramente é uma versão da música que se ouve no anúncio da boneca Rosinha. Não sei se estão recordados, mas era assim: "Eu sou a Rosinha, a tua amiguinha". Posso estar enganado, mas parece-me mesmo muito parecido e estas coisas não acontecem por acaso. Quim Barreiros está apaixonado pela boneca Rosinha, apesar de esta ser horrível. Ou não.
Cumprimentos.

 
At 12/05/2006 11:24:00 AM, Blogger Migas-o-Sapo said...

Ainda assim, aquelas bonecas até me pareciam jeitosas, não como estas modernices horríveis das Bratz ou o caneco.
Fetichismo no seu expoente máximo? Radical!

 
At 12/05/2006 01:41:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Não seria este tema relação com o Merdley dos brasileiros do "João Penca e seus miquinhos amestrados"?

Esta engloba canções de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléia, entre outros da chamada "Jovem Guarda". Aliás, não passam de versões brasileiras de canções americanas.

Cá fez muito sucesso ao final dos anos 80, início dos 90.

Eis a letra: http://www.supercifras.net/cifras/visualizar/33165/merdley.htm

E uma apresentação na TV: http://www.youtube.com/watch?v=B1kyCo1QJWU

 
At 12/06/2006 12:12:00 AM, Blogger luminary said...

Finalmente se chama a atenção para o álbum mais arrojado de Quim Barreiros, e para este hit que é uma homenagem a várias músicas rock...

 
At 12/17/2006 11:45:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Os Stones aparecem ao minuto e quarenta e cinco.

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker