11/04/2006

Leonel Nunes na Latada 2006

Viva o Leonel Nunismo!!!

Terça Feira 31 de Outubro de 2006 é um dia que ficará para sempre marcado na história deste blog. Nesse dia concretizou-se o sonho antigo de ver Leonel Nunes pisar um palco que já há muito merecia ter pisado – o de uma festa académica em Coimbra.
Este não era um sonho só meu, era a vontade de pelo menos 384 pessoas que assinaram a petição que inicialmente era para a Queima 2006, mas que acabou por ser reconvertida para a Latada do mesmo ano, desta vez com mais sucesso, e na terça, finalmente, pudemos ver todos o Leonel e dançar ao som das suas músicas, que para minha admiração grande parte das pessoas conhecia. Foi aí que realmente percebi a importância que este blog tem tido na divulgação da música popular…e fiquei contente com isso.
A noite de 31 de Outubro começou bem cedo para quem foi ao jantar que antecedia o concerto, onde se reuniram perto de 150 fãs do Leonel (houve uma altura em que penso que estiveram lá dentro bem mais que estas pessoas). O jantar, organizado por algumas tertúlias como os Cobóis e os Pixoteiros, que amavelmente convidaram o Portal Pimba a marcar presença, não foi livre de problemas, principalmente com a disposição das pessoas, que acabaram por ficar todas misturadas, não ficando os diversos grupos juntos. Por essas falhas peço as minhas desculpas, apesar de ter sido um problema alheio ao Portal Pimba.
Mas penso que apesar destes pequenos problemas o jantar foi positivo, com um Leonel bem disposto a animar os convivas que se deslocaram ao Salão Brasil para ver o mestre ao vivo,
Sempre participativo, Leonel Nunes respondeu aos inúmeros “Olé Leonel olés” com vários “penaltis” bem aplicados, arrasando as defesas dos que pensavam que o que Leonel tinha no garrafão não era vinho, Houve também tempo - no fim do jantar - de Leonel e Tiago Silva (virtuoso acordeonista que breve será aqui divulgado) brindarem os presentes com aqueles que são já os hinos do “mestre” – Mulher Ingrata e Porque não tem talo o Nabo - que todos entoavam a viva voz, antecipando o que se ia passar à noite. Findo o jantar foi tempo de autógrafos, aos quais Leonel Nunes não se recusou, tendo sempre uma palavra simpática a quem o abordava, mostrando a humildade que o caracteriza e faz dele único.
Era altura de ir para o recinto, e foi com um até já que o nosso anfitrião se despediu de nós. A ansiedade tomava conta dos que aguardavam a sua actuação, e depois de um cafézito e uma ou outra ida a casa para trocar de roupa, era altura de ir para o recinto.
Era chegada a hora, e eu, como não estava habituado a entrar com “livre trânsitos” enganei-me na entrada e acabei por chegar ao recinto já estava Leonel a tocar a sua primeira música. Era tempo de olhar em redor, e os meus olhos não acreditavam no que viam. Era gente até perder de vista- 25 mil segundo a organização- e no palco estava Leonel, com o garrafão a seus pés, num fundo de luzes que lembrava as estrelas, que juntamente com o fumo artificial dava um aspecto celestial aquele que não me canso de chamar de “Deus” da Música Popular Alternativa.
E se atrás estavam aqueles que olhavam com surpresa para o que estava a acontecer em palco, desconhecendo quem era Leonel Nunes, à frente estavam os verdadeiros fãs, sendo possivel reconhecer uma ou outra cara de anteriores paragens, seguidores fiéis do nosso mestre.
Leonel, como sempre, mostrava-se bastante divertido e comunicativo. Coisa que alguns criticaram dizendo que se tornou maçador, que falava muito. Mas Leonel é um contador de histórias e cada tema seu tem uma história para contar. Pena a qualidade do som não estar ao seu melhor, perdendo-se algumas coisas que ele falava.
Durante o tempo que esteve em palco foram tocados os seus êxitos mais conhecidos, tendo-me o Leonel confessado que viu os temas que aqui coloquei. E esses tocou-os todos, tocando também dois temas do seu filho Nuno Nunes, entre eles o sucesso instantâneo “No cometa um foguetão”. Os temas que terão tido mais sucesso, na minha opinião, foram o incontornável “Porque não tem talo o nabo”, “Mulher Ingrata”, “Toca o meu Badalo” e o surpreendente “Partido do Tintol, que teve uma recepção fantástica por parte dos estudantes.
Devido ao atraso de Quim Barreiros (começa a ser habitual), que já o Leonel tocava quando saiu de Vila Real, Leonel Nunes teve que tocar mais que o previsto, tendo-lhe valido o vasto repertório que possui para entreter o numeroso público que estava no recinto. Com o prolongar do concerto, infelizmente houve algumas pessoas, que por não saberem que o Quim ainda não se encontrava no recinto, começaram a chamá-lo, sendo bastante indelicados com o Leonel que tudo fazia para “encher chouriços”, mostrando para quem quis ver quem são os artistas e quem são as vedetas.
Chegado o Quim, era altura de terminar a actuação ao som do hino “Porque não te entalo o nabo”, seguido do típico “Boa noite, vos deseja o homem do garrafão”. Depois da “trombada” final, Leonel saiu do palco, sendo abraçado por Quim Barreiros, que em tom paternal lhe perguntou: “Portaste-te bem? Não te emborrachaste?”(meter um ou outro palavrão aqui pelo meio). Com este passar de testemunho, Quim entra em palco, e perante um público fácil e amorfo, que se deixa levar com um simples gritar de Briooooooosa se deixou embalar nos braços da máquina que envolve o nome mais sonante da música popular, mas longe de ser quanto a mim o melhor.
Para mim era o fim da Latada enquanto concertos, a seguir ao término do espectáculo do Leonel, refugiei-me nos bastidores, na conversa com o mestre que se mostrava bastante satisfeito com a recepção, tendo acedido a inúmero pedidos de autógrafos e fotos que os fãs lhe pediam.
Nós no Portal Pimba continua-mos a desejá-lo na Queima, não será legítimo depois disto?

19Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 11/04/2006 10:38:00 PM, Anonymous Anonymous said...

palavra de honra que o relato em si me fez pensar se não será mesmo de valor andar nessas lidas..

 
At 11/05/2006 01:23:00 PM, Anonymous Anonymous said...

O melhor da pimba é o nel monteiro e não o homem do garrafao.

 
At 11/05/2006 02:07:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Anónimo, Nel Monteiro tem o seu valor, é verdade....mas nem nos teus melhores sonhos é melhor que o Leonel...

 
At 11/05/2006 02:29:00 PM, Anonymous Anonymous said...

"No Cometa um Foguetão" ora aí está um belo tema para ser postado aqui neste blog :)

 
At 11/05/2006 02:54:00 PM, Anonymous Anonymous said...

fantástico!
leonel na queima é a única coisa que me vem à cabeça...
a lamentar só o facto da organização da latada não ter estado à altura da performance do nosso estimado leonel.
obrigado por tudo portal pimba

 
At 11/05/2006 06:32:00 PM, Blogger Don corlleone said...

realmente "é pena que a organização da latada nao tenha estado à altura da performance do leonel?" deves mesmo andar a dormir...e digo-te ja uma coisa o anonimo...pa proxima assina e a malta tenta entrar em contacto contigo para fazeres parte da organizaçao ok? saudaçoes a todos

 
At 11/05/2006 07:47:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Gostava de fazer a carta astrológica do Leonel Nunes mas não tenho a data (ano,mês,dia e hora) nem o local do seu nascimento. Será que alguem me pode fornecer esses dados? A hora pode ser aproximada (manhã, noite etc...)
Eventualmente tambem estaria interessado nos mesmos dados para outros músicos de MPA (Amadeu Mota, Nel Monteiro etc...)Fico à espera mas agradeço antecipadamente.
Obrigado

 
At 11/05/2006 09:04:00 PM, Blogger Don corlleone said...

fernando santana é mt mt bom..apoiado

 
At 11/05/2006 09:53:00 PM, Blogger ameujeito said...

concordo.
foi mto bom ter o leonel nunes na latada e merece ser falado e merece todo este mediatismo.
M daqui a nada fala de tantos outros nomes que por aí andam a fazer a boa da música pimba. :D

obrigada.

 
At 11/06/2006 12:11:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

Hugo...digamos que Fernando Santana não é bem a minha praia...

E ao anónimo que falou da organização...não é para dar graxa, mas esteve a anos luz de anos anteriores, basta ver a forma de venda dos bilhetes e entrada e o recinto...Estar de fora e criticar é sempre o mais fácil.

 
At 11/06/2006 12:53:00 PM, Anonymous Anonymous said...

http://paulopassos.com.sapo.pt/

 
At 11/06/2006 07:41:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Porque não te entalo o nabo?

 
At 11/11/2006 10:37:00 AM, Blogger marCOX said...

sem dúvida um dos melhores artistas portugueses! leonel nunes rulessssssss

 
At 11/13/2006 07:24:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Foi o Delírio. :)

 
At 11/14/2006 02:24:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Será que o Leonel vem à Queima? Bem, para já o nosso amado Mestre pisará Coimbra bem mais cedo que o previsto. Com efeito, dia 21 de Novembro (terça-feira), ele será a atracção maior de um arraial organizado pela AAC na cantina dos grelhados.Deus é grande!

 
At 4/17/2007 07:31:00 PM, Anonymous Anonymous said...

bem há cantores que atraem mulheres que é o caso do tony carreira e há cantores que atraem os homens que é o caso de leonel nunes eheheheh.

 
At 8/06/2008 01:39:00 AM, Anonymous Anonymous said...

aalguem me consegue arranjar a musica dele sardao sarapintado? se conseguirem mandem marco._barradas@hotmail.com

 
At 8/29/2009 01:14:00 PM, Anonymous El Maricon de Alicante said...

Grande barrasco

Inda bem que o socretino legislou no sentido dos paneleiros se poderem casar, isto é juntar os trapinhos.

Pode ser que a partir daí a atmosfera fique mais limpa e todos eles façam o tratamento caseiro

 
At 12/22/2010 03:40:00 PM, Blogger Rui Ribeiro said...

Site Oficial Leonel Nunes

http://www.leonelnunes.pt

Leonel Nunes

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker