5/29/2006

Ficaste empanada no Laboratólarilolela

Fica aqui o texto de Nuno Markl e a musiquinha do programa de hoje.
Leonel Nunes é um mito vivo que já passou várias vezes pelo LABORATOLARILOLELA – mas nunca é demais deixarmos a arte de Leonel banhar-nos como retemperadora água de boa disposição escorrendo pelos sentidos do ouvinte nas termas da alegria.

O único artista nacional que se faz acompanhar em palco por um garrafão de vinho de cinco litros que lhe serve de combustível criativo sem par, Leonel Nunes está para Quim Barreiros como os Radiohead para os D’ZRT. É um experimentalista da música popular alternativa, que recusa ficar-se pelo mero trocadilho sexual. Não – Leonel Nunes vai mais longe e constrói parábolas e metáforas tão elaboradas que são difíceis de perceber numa primeira audição.

É esse o caso da canção que hoje vos trago. Quando a ouvi pela primeira vez, julguei que se tratava da dramática descrição das desventuras de uma automobilista que conduz sem cuidado e acaba com um pneu furado na berma da estrada… Mas Leonel Nunes é o criador de estereogramas musicais. Tal como os estereogramas normais, aquelas imagens que, depois de olharmos para elas durante alguns minutos, se transformam noutra coisa, também a canção “Ficaste Empanada” não fala propriamente de carros e de condução. Não – a verdade é que, como quem não quer a coisa, “Ficaste Empanada” acaba por ser mais uma canção do nosso ciclo de LABORATOLARILOLELAS sobre prostituição. Sim, esta é mais uma canção que, na boa tradição dos temas que temos mostrado nas últimas semanas de artistas como os Bandalusa ou os Diapasão, grandes trovadores do ofício de mulher da vida.

A abordagem de Leonel é diferente: fazendo uso de uma miríade de sons que vão desde uma guitarra eléctrica que imita um banjo até ao som de um fórmula 1 e falando sobre automóveis e pneus furados, Leonel aborda no fim de contas a arrebatadora saga de uma mulher da noite, da beira da estrada, que engravida após sessão com cliente, tendo de lidar depois com o assunto que, de uma ponta à outra da canção, nunca é referido de forma literal, optando Leonel Nunes por fazer uso do imaginário automobilístico para contar a sua história.
E aqui está a musiquinha!

9Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 5/31/2006 02:09:00 AM, Anonymous Anonymous said...

ja nao se faz musica de qualidade como a de manuel nunes. bem haja... de gracas ao senhor por este dom que deus lhe deu. grande musica, enorme letra, grande nivel... sim senhor. ja agora gostaria de aproveitar para divulgar o meu projecto que brevemente ira ver a luz do dia "cancoes minhas" por arnaldo toy, um album de versoes em portugues de alguns
exitos estrangeiros como "suavemente" (suavemente) ou "lo que paso paso" (o que passou aconteceu). ate breve e um abraco.

 
At 6/02/2006 10:15:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora Bem...Ontam vi pela pela primeira vez a performance deste artista ao vivo. E tenho a dizer grande Artista!
O mito do garrafão é real e ainda dá para bebermos um copinho do "produto original e caseiro".

Algumas expressões do homem durante o concerto:

"Ohh chefe aponte lá ai os máximos para outro lado que já estou meio bebado e assim nao vejo nada" LN referindo-se ao holofote que o iluminava

"Ohhh moça olha que isto faz-te mal" LN referindo-se ao "produto original e caseiro" quando o distribuia pelo público

"Ahh amigo! Com duas?! Isso é muita munição!" LN referindo-se a um jovem que dançava com duas raparigas

Espero voltar a encontrar o Leonel este Verão e recomendo vivamente a ida a um concerto porque o mp3 não lhe faz justiça :)

Leonel na queima! JÁ!

 
At 6/03/2006 02:37:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

sheriff, é por isso que eu criei a petição, e que dou tanto destaque ao Leonel neste blog, ele é uma inspiração para todos nós, quem vê um espectáculo dele não esquece. E o vinho que tal era? Eu que nem gosto muito de tinto gostei do que ele me deu a provar. Segundo ele, em sua casa há uma adega que em vez de escorrer água das paredes escorre vinho. :) Onde foi o espectáculo? Se tiveres fotos envia-me para o email que publico-as aqui. Ainda bem que gostaste, por alguma coisa eu o considero o Rei (Deus) da MPA!

 
At 6/03/2006 02:38:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

Ah, e se não bebeste do garrafão ainda tens que ir a mais bailes, a fase final é o Leonel ensinar-te a beber "com técnica", só aí és um verdadeiro fã!

 
At 6/06/2006 01:43:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Ora o produto era de qualidade sim senhora o artista não mentiu :) Realmente não foi directamente do garrafão...ainda sou um iniciado :P

Não tirei fotos do espetaculo que se deu lá para os lados de Oeiras (São Marcos) na Faculdade de Engenharia da Univ Católica, mas garanto que foi uma noite memorável e ninguem das (10) pessoas que arrastei se arrependeu!
Fiquei um pouco com pena de não ter ouvido cantar alguns sucessos como "Se o seu clube não ganhou" ou mesmo o "Ficaste Emapanada". Contudo fez uma brincadeira com uma musica de outro artista (Emanuel)


PS: Veio-me parar as mãos uma singela canção intitulada "Os colh*** da Mimi" não sei se conhecem ou se é sequer publicável aqui porque está um degrau (para ai uns 5 de facto) mais acima do leonel visto ser bastante explicita :)
De qualquer maneira posso enviar para o Email.

 
At 6/06/2006 04:05:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Essa música é de Saly Pimenta, é uma cassete erótica, nem sei se já a postei por aqui quando dediquei alguns posts à música erótica. Eu tenho a cassete, às tantas esse mp3´s fui eu que o gravei :) O que era de valor era mesmo fotos do espectáculo, pena em 10 pessoas ninguém se ter lembrado de levar máquina :s

 
At 6/06/2006 11:39:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora está desvendado o mistério da origem da música ;)

Pois a máquina da malta era outra ehehehe! A das imperiais :P
Mas pode ser que haja fotos de telemovel ou assim vou perguntar

 
At 6/09/2006 11:28:00 AM, Blogger Carlos Martins said...

Ja agora, caros amigos, ha alguma informação sobre datas e locais de actuação do Leonel Nunes? Não havia um em Pombal agora?

 
At 6/09/2006 04:28:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Penso que será em Julho, mas ultimamente n tenho ido a Pombal, sei que as festas na terra onde ele vai actuar são em Julho, e penso que é nessas feestas que vai actuar. Por isso quando tiver noticias eu informo aqui.

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker