
Acaba de chegar à redacção do Portal Pimba a cassete Puta Vida Merda Cagalhões, desse ícone da música portuguesa que é o Nel Monteiro. E após uma primeira audição meus amigos, só posso dizer que é fantástica! Esqueçam o Azar na Praia, o Retrato Sagrado, tudo o que Nel Monteiro fez até à data.
Sendo este o primeiro trabalho que o artista lança pela sua nova editora - Discodouro, Nel Monteiro não teve com meias medidas, sem obrigações para com editoras, lança um cd álbum que parece uma granada de fragmentação, dispara para todos os lados, sendo um autêntico hino revolucionário. No single que dá nome ao álbum, o artista crítica a Expo 98, a Ota, o TGV, a casa da música e os políticos em geral, deixando no fim, em tom paternalista, um conselho sábio para os políticos portugueses. Esta é sem dúvida a música mais revolucionária e intervencionista alguma vez feita em Portugal, envergonhando muita "canalha" que anda por aí a apregoar o hip-hop como música de intervenção. Poderá estar aqui o começo de um novo estilo dentro da Música Popular Alternativa - a Música Popular de Intervenção, vamos ver que impacto futuro terá esta obra de Nel Monteiro. Nós por cá estaremos atentos.
Aqui fica a músiquinhaEdit: Infelizmente fui obrigado a colocar a referência ao Portal Pimba na capa da cassete, pois basta uma pesquisa por Nel Monteiro no blogger para ter uma pequena noção das vezes que esta imagem e mp3's estão a ser usados sem uma única referência ao blog de origem, o que é uma profunda falta de respeito com o trabalho dos outros. Podem usar o mp3's e a imagem à vontade, o mínimo que peço é que identifiquem a fonte. Estas coisas irritam-me!!!