2/10/2007

Melhor videoclip feito em Portugal

É com incontido prazer que vejo um conterrâneo meu entrar no reservado grupo dos melhores realizadores de videoclips do mundo. Onde constam nomes como Michael Gondry ou Chris Cunningham deve ser agora acrescentado o nome de António Ribeiro, da Editora Discotoni (Pombal) que produziu o vídeo que hoje vos mostro.

O video pertence à música "Se Portugal fosse uma mulher" de Rui Alves, e na primeira visualização revela-nos logo um dos segredos mais bem guardados dos últimos tempos - António Ribeiro foi o realizador do video de Francisco Louçã no Youtube. Se têm dúvidas, comprovem-no aqui, os planos escolhidos não deixam dúvidas.

Mas voltemos à obra máxima de António Ribeiro, que desde os primeiros segundos do vídeo consegue prender a atenção do espectador, mostrando o artista a tocar concertina, tendo como fundo o mapa de Portugal, mostrando-nos o nosso país como se de uma mulher se tratasse, numa hábil demonstração de domínio da técnica do "Chroma Key".

Rui Alves surge-nos neste video como um Eládio Climaco no seu "Descobrir Portugal", faltando-lhe apenas a Isabel Angelino a seu lado. Mas já que falamos de mulheres com aspecto robótico, este videoclip também tem a sua! A enigmática aparição de uma mulher em "fade in" sobre o mapa, a lembrar o início do mítico video de Alice Cooper - Poison é um dos momentos altos do video, bem como os momento em que o artista nos aparece na sua viagem pelo país, recorrendo aos mais diversos meios de transporte, inclusive a trotinete, e com especial destaque a carroça, puxada por um simpático burro, animal em vias de extinção, assim como os videos desta qualidade.

Não me vou alongar mais, vocês concerteza já estão ansiosos para ver o video, portanto o melhor é mesmo verem. Eu como pombalense, tenho um enorme orgulho em ter uma Discotoni na minha terra, fazendo de Pombal, vá lá, a "Seatle" da Música Popular Alternativa.

Aqui está ele.


Magnífico, não é?

12Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 2/10/2007 06:18:00 PM, Blogger nitapika said...

Experimentem ver o video mas sem som... fabuloso! Ahahahahahhaha

 
At 2/10/2007 07:58:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Conheço o Rui pessoalmente aqui de Castelo Branco, penso que a música mais conhecida dele é a do taco e das bolas mas o vídeo não tinha tanta categoria como este, em relação ao som nada que o "mute" não resolva.

 
At 2/10/2007 11:49:00 PM, Blogger Picareto Kid said...

Continuo a achar que o video mais bem conseguido do panorama MPA é o video dos Diapasão - Cheguei, Cheguei já cheguei ao meu país, em que Marante num fabuloso BMW descapotável branco circula na ponte sobre o Rio Minho com o seu (pouco) cabelo ao vento...! FABULOSO! e já agora alguem tem a musica?

 
At 2/11/2007 03:00:00 AM, Blogger Hugo said...

E este parvo é aqui da minha terra Castelo Branco,santos deus que pena tenho.

 
At 2/11/2007 11:19:00 AM, Blogger Português ao volante said...

Se Portugal fosse uma mulher... com tantos políticos que já f**eram Portugal, bem, é melhor não continuar por aqui.

É de mim, ou só na abertura desse vídeo, gastou-se mais de 50% do orçamento para o filme?

http://portuguesesaovolante.blogspot.com

 
At 2/11/2007 08:30:00 PM, Anonymous metalhead said...

MUITO BOM!!!
grandes efeitos especiais, grandes cenarios, grandes coisas bonitas e assim!
um grande conquista na espansao da MPA!!!

 
At 2/15/2007 10:26:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Boas! Já há algum tipo tinha enviado um mail para que este best seller do video-clip aqui fosse apresentado. Fico feliz por ver aqui uma verdadeira obra prima, fazendo votos de que mais trabalhos deste artista sejam aqui apresentados. Abraço!

 
At 3/02/2007 07:30:00 PM, Anonymous Anonymous said...

enfim mete pena ver o desperdiçar de um instrumento que de alguma forma faz parte da cultura portuguesa para promover toninhos como este,nao será o unico nem é ja sei,mas enfim é deixar andar,é o país k vivemos

 
At 3/24/2007 03:40:00 AM, Anonymous TchokoNorris said...

LLLLLLLLLOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL mas que rir!

 
At 10/02/2007 04:27:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Há gente que não sabe que dizer, por isso chamam parvo... toninho... etc.. não sejam ridiculos.. cada um faz o que pode... pena que haja muitos a coçar os ...e depois vêm para aqui dizer coisas sem sentido.... GRANDE RUI ALVES

 
At 10/23/2007 04:24:00 PM, Anonymous fincalaqueca said...

Bom...como operador de camara posso dizer que em termos de imagem estou parvo com tanta qualidade...não fazia ideia que em 1840 (atrevo-me a atirar esta data para o ar tendo em conta o aspecto e buço da bondgirl que aparece no video-pionés - nem me atrevo a chamar video-clip) os recursos de video eram tão avançados...bolas...eles até já tinham camaras VHS....poxa...que espectáculo...já para não mencionar no fantástico chroma-key utilizado sim senhor!tecnologia pois claro...e a macro utilizada para filmar o mapa de Portugal, se repararmos bem...acho que naquele mapa ainda não aparece a auto-estrada para o Algarve...
EPÁ agora a falar a sério...esses meninos (ou meninas) que se armam ao pingarelho (sempre desejei aplicar este termo num blog...) a defender estes tótós, tótós esse que não têm sentido do ridiculo, ainda são piores que eles! Pah pelo amor da Santa...quer dizer este video parece um dos primeiros casamentos civis que se registaram em video...pior...a qualidade faz lembrar um filme porno muita manhoso tipo fim de semana lusitano...ora a imagem é uma merda, o som pior ainda...descoordenação total, o camara parece que está bebado pois são tantas as voltas que apetece vomitar, e a gaja é tão feia quanto as atrizes do filme...tendo como unica diferença de relevância o farto bigode que austenta...quer dizer o moço que tente outra coisa para arranjar uns trocos..que assim não se safa...sei lá...estivador...era uma boa ideia...

 
At 3/05/2010 08:04:00 PM, Anonymous Anonymous said...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

 

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home

eXTReMe Tracker