7/20/2006

O bigode na música popular

Montagem feita por Nightcrawler69

Que o bigode português está em crise já há muito que se sabe, depois do desaparecimento do bigode em determinadas áreas da nossa sociedade, como é o caso dos treinadores de futebol, dos apresentadores de televisão, e dos machos latinos – em que Zezé Camarinha é disso um exemplo – parece que a ameaça se alastra, e ataca agora o último reduto do bigode em Portugal, esse mesmo – os artistas de música popular alternativa! Corre o boato, ainda não confirmado por mim, que Quim Barreiros terá cortado o bigode, a notícia – ouvida num programa qualquer da TVI – não me deixou de chocar, pois sempre me habituei a ver o bonito e farfalhudo bigode de Quim Barreiros a ornamentar-lhe o rosto, sendo esta, a par do seu acordeão, a sua imagem de marca. O que eu temo é que aconteça o mesmo que no mundo do futebol, e que atrás de Quim Barreiros, se sigam outros artistas, entre os quais o nosso querido Leonel Nunes, ou Amadeu Mota, artistas em que o bigode é uma peça fundamental da sua imagem, transmitindo bem o espírito português, o espírito popular. Mas se agora nem na musica popular perdura o bigode, temo a extinção de uma das principais características do homem (e não só) português. Há quem diga que o bigode está ultrapassado (metrossexuais na sua maioria), mas o que é certo é que pequenas porções de pêlo, mais ou menos arranjado, disperso pelos vários locais do corpo humano sempre foram características de povos e tribos. Quem não associa um sovaco cabeludo a uma mulher francesa? Ou um bigode fininho sobre o lábio a um italiano de Sicília e um bigode farfalhudo a caminhar para o queixo aos motards? Estes estereótipos sempre existiram, e não são necessariamente maus, distinguem-nos dos demais, tornam-nos únicos e devemos ter orgulho neles. Por isso tudo espero que o corte do bigode de Quim Barreiros tenha sido aposta, pois essa é a única desculpa aceitável para um homem cortar o bigode – uma aposta sobre um qualquer assunto estúpido numa noite de copos. Eu um dia, quando tiver pêlos faciais suficientes, também hei-de ter o meu!
Sem mais de momento, e a comprovar esta minha teoria, aqui ficam os mais belos exemplos de bigodes na música popular.


EDIT: Um muito obrigado ao Rui Conceição pelas magnificas contribuições que tem dado a este portal, em que o Compadre Batista é o último exemplo.

EDIT2 : Acrescentada montagem de Quim Barreiros sem bigode...medonho!

25Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 7/20/2006 05:22:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Realmente é um caso a pensar, pois ao que parece o Quim Barreiros cortou mesmo a trincha...onde é que isto vai parar?!

 
At 7/20/2006 05:24:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Meu amigo:

Falta aqui fazer referência ao melhor grupo pimba do século 21! Os fabulosos CaragoBand : A banda pimba do novo milénio!

Visita o site: caragoband.web.pt

Cumprimentos cordiais!

 
At 7/20/2006 06:40:00 PM, Anonymous Anonymous said...

não posso acreditar que o Quim tenha acabado com um dos seus principais simbolos... também lamento a elevada desflorestação que tem havido por baixo dos narizes de muita gente, pessoas que familirizei sempre com um bonito tufo parecem-me actualmente descaracterizadas, até mesmo irreconheciveis. a MPA parece que é o último reduto desta tradição nacional e espero que pelos menos estes mantenham-na viva por muitos e bons anos.

 
At 7/20/2006 07:28:00 PM, Blogger João Lima said...

Só um pequeno apontamento. a senhora idosa fica muito bem de mustachezinho sim senhora.

 
At 7/20/2006 07:33:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Deixemo-nos de eufemismos...A VELHA, até está lá escrito e tudo!

 
At 7/20/2006 08:16:00 PM, Blogger Mufasa said...

Posso garantir que é verdade. O meu pai também tinha um lindo bigode e... acabou com a sua vida. É uma situação para pensar...

 
At 7/20/2006 08:24:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Também o meu Mufasa, um dia teria eu os meus 16/17 anos quando ele me aparece perto da escola para me dar boleia, eu reconheço o carro, olho lá pra dentro e não reconheci, achei estranho uma pessoa desconhecida a conduzir o carro do meu pai, até que ele fala...foi um choque. Depois ainda o voltou a deixar crescer, até que há pouco tempo lhe decidiu dar o golpe final e nunca mais voltei a ver nenhum pelo a ornamentar-lhe o lábio superior.

 
At 7/20/2006 08:53:00 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 7/20/2006 08:53:00 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 7/20/2006 08:53:00 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 7/20/2006 08:53:00 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 7/21/2006 08:25:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Muito porreiro o blog e este tema dos bigodes muito interessante. So uma curiosidade minha dsclp la que idade tens se quiseres dizer diz se nao nao digas

Cumprimentos, Tino

 
At 7/21/2006 08:31:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

É úblico, tenho 25 ano, está na entrevista dada ao JN. porquê? Associas este tipo de música a gente mais velha e com menos cultura? Isso são preconceitos que este blog procura extinguir.

 
At 7/21/2006 08:32:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Alí onde se lê úblico deve-se lêr público.

 
At 7/21/2006 10:11:00 PM, Anonymous Anonymous said...

nuts: a senhora idosa, a velha, é uma fotografia que circula já há anos na internet e não é uma mulher portuguesa. Tenho dito.

 
At 7/21/2006 10:23:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Sim normalmente sao as pessoas mais velhas que ligam mais a este tipo de musica, eu tenho 19 e gosto bastante, eu penso assim quem realmente gosta de musica deve conhecer um pouco de tudo

 
At 7/22/2006 11:29:00 AM, Anonymous Anonymous said...

A MPA não precisa de bigodes, precisa é de qualidade.

 
At 7/22/2006 05:34:00 PM, Anonymous Anonymous said...

nuno, pelo contrário, o interesse na MPA está na sua falta de qualidade. Quer isto dizer, que a qualidade na MPA é a não-qualidade (o contrário da qualidade).

 
At 7/22/2006 06:13:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Não fslemos em qualidade ou falta dela, a MPA n procura ser a música mais bem tocada do mundo ou melhor cantada, procura divertir as pessoas em festas e arraiais, se isso é conseguido é porque tem a sua qualidade, pode não ser músical, mas ao nivel do entretenimento é sem dúvida.

 
At 7/23/2006 08:52:00 AM, Anonymous Anonymous said...

eu ainda acrescento a mensagem, a MPA tem de ter uma mensagem forte, algo que nos faça pensar "como é que este gajo se lembrou desta merda!!!"

 
At 7/25/2006 05:22:00 PM, Blogger Olavo Lüpia said...

dasssssssssssss... parece a Ana Bola a rir-se...

 
At 7/26/2006 02:37:00 PM, Blogger Flávio said...

Fez ele muito bem. Estão completamente 'out', os apara-moncos.

 
At 7/29/2006 12:35:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Nuno ribeiro said...
A MPA não precisa de bigodes, precisa é de qualidade.

7/22/2006 11:29:58 AM


Anonymous said...
nuno, pelo contrário, o interesse na MPA está na sua falta de qualidade. Quer isto dizer, que a qualidade na MPA é a não-qualidade (o contrário da qualidade).

7/22/2006 05:34:29 PM


Tino_de_Rans said...
Não fslemos em qualidade ou falta dela, a MPA n procura ser a música mais bem tocada do mundo ou melhor cantada, procura divertir as pessoas em festas e arraiais, se isso é conseguido é porque tem a sua qualidade, pode não ser músical, mas ao nivel do entretenimento é sem dúvida.

7/22/2006 06:13:42 PM


Isto são enormidades, ditas por quem não sabe e/ou não gosta do que está a falar. Tenho dito.

 
At 7/29/2006 03:06:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Mas já está confirmado????? Ou ainda são só rumores?
Só acredito quando vir provas disso! :(

 
At 7/30/2006 12:06:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Pelo público! Pelo Púbico!

O Terror dos Nabais

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker