7/18/2006

Os Lordes - Palhaço Pobre

Muitos são os emails que tenho recebido de pessoas que me pedem para colocar aqui a música "Vem devagar emigrante" de Graciano Saga, música bastante conhecida no panorama músical português, e essa é para mim a razão que me impede de a colocar aqui - é demasiado conhecida. Sempre procurei mostrar aqui músicas que a grande maioria das pessoas não conhecem, de artistas que infelizmente nunca alcançaram o mediatismo desejado. E como tal, o "Vem devagar emigrante" não se enquadra nessa lógica. O que venho desmistificar hoje aqui com este post, é que Graciano Saga não é o único a cantar (e bem) dramas humanos. A música que vos trago hoje, pertença do Conjunto Típico Os Lordes, é uma dessas canções, onde o drama, tal como na canção de Saga, está bem presente, mais concretamente a morte da mulher e o filho de um palhaço pobre. Peço a vossa atenção aqui, pois Palhaço é uma profissão e não um insulto, como a entoação dada pelo vocalista d'Os Lordes pode levar algumas pessoas a pensar. Não, de facto trata-se mesmo de um palhaço pobre, que é informado da fatalidade que aconteceu com a sua família mesmo a meio de um espectáculo, quando fazia rir centenas, ou até milhares de pessoas. E é aqui que vem quanto a mim o momento alto da música, e para mim um dos mais belos momentos de poesia que já tive oportunidade de ouvir. A frase - "E se tu choras, mesmo o teu chorar faz rir toda a gente" - é quanto a mim um dos momentos mais inspirados da música portuguesa, capaz de emocionar as pessoas mais sensíveis. Ouçam a música e reflictam na sua mensagem, concerteza vão concordar comigo. Aqui fica "Palhaço Pobre", música de um dos mais carismáticos grupos de baile em Portugal

9Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 7/18/2006 02:07:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

E que magnifica intervenção db, conto com a tua presença aqui pelos comentários :)
Quanto a Nel Monteiro, cada coisa a seu tempo, por agora ainda não, tenho mais artistas de quem falar.

 
At 7/18/2006 03:14:00 PM, Blogger Mufasa said...

Ouvi ontem de manhã a música no Laboratolarilolela e concordo com a Ana Galvão, a música parece durar uma eternidade. Mas é boa na mesma!

 
At 7/18/2006 03:32:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Em primeiro lugar parece ser uma extended mix da musica, são para lá de 4 minutos que resumem a pobre vida do palhaço ... e claro que tanta desgraça só poderia acontecer ao palhaço POBRE. Julgo que por ser uma musica envolta num sentimento tão triste deve ser a vertente gótica da MPA, até mesmo o nome do grupo deixa no ar uma mistica qualquer ("Os Lordes"). Só tenho a criticar a voz do senhor, o vocalista principal que me irritou ligeiramente, mas não se pode ter tudo.

 
At 7/18/2006 03:41:00 PM, Anonymous Anonymous said...

neste momento, o meu coraçao gélido derreteu e está a chorar lagrimas de sangue! coitadinho do palhaço! k ja era pobre e agora ficou na m3rd@!!!
mas pior do k isso e o meu estado de espirito apos ouvir esta modinha!

Vivam os Lordes!
P.S.-Já agora, o que é feito deste grupo tao bom???

 
At 7/18/2006 03:54:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Bem, não tem nada a ver com este post mas como a senhora Ana Malhoa anda tão falada por estas bandas ... Acabei de ver uma pequena actuação dela no programa (e passo a publicidade) Contacto, num dos canais generalistas que começa em S e acaba em C ...Pelo menos há uma coisa que devemos admirar nela , a capacidade de conseguir dançar e pular em cima daqueles sapatos com um salto de 30 cm que são muito comuns dentro de um certo grupo de profissionais. Uma salva de palmas para esse grande talento que a Ana Malhoa conseguiu desenvolver. Aliás, acho que as estrelas em palco são mesmo os sapatos ... ou mais alguma coisa que seja também um par ...

 
At 7/18/2006 05:40:00 PM, Blogger menina-m said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 7/18/2006 06:43:00 PM, Blogger Irredutível said...

Dentro desta arte, é sme duvida uma obra-prima. Não só combina o ritmo brajeiro tão caracteristico por exemplo, da musica frances a eté mesmo italiana, e por outro lado enquadra uma letra tão caracteristica do nosso fado.

Não concordo que faça rir, é uma musica sobretudo para pensar...

 
At 7/18/2006 08:49:00 PM, Blogger 9-9 said...

Ou os Lordes fazem o publico ir às lágrimas quando interpretam esta canção... ou dado a eternidade que isto demora (ampliada pelo ritmo extremamente repetitivo da música e claro pela interpretação do vocalista) acabam esta canção a serem chamados de... Palhaços!

 
At 7/27/2006 02:45:00 AM, Blogger Sãozinha said...

Também para mim é uma estreia neste portal extraordinário. Depois do fim de Made in Portugal, nunca mais fora a mesma, mas agora posso de novo ir adquirir cassetes aos cafés para ouvir por esse Portugal fora. Um grande bem haja. Não será possível encontrar algo d Tozé Pirata?

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker