8/25/2006

Grandiosa Garraiada com Leonel Nunes - Reportagem

Um brilho nos olhos e um sorriso do mais genuíno que há!

“É pá, este homem é lindo meu!!! Deviam de haver 200 assim em Portugal!!!” – dizia-me no fim do espectáculo um fã de Leonel Nunes, que claramente já tinha bebido mais que o artista. Mas não, em Portugal não há mais nenhum, e Leonel mostrou mais uma vez aquilo que o faz único, na actuação na Grandiosa Vacada em Galamares – Sintra.
Depois de uma garraiada, que não encheu o recinto preparado para o efeito (estava sensivelmente a meia capacidade), mal foi anunciado o espectáculo que se seguia, deu-se o primeiro indício de que o que se seguiria seria o momento alto da noite. Mal foi anunciado o nome de Leonel Nunes nos altifalantes, vários grupos de jovens, muitos oriundos de longe, gritaram em uníssono o nome do maior ícone da Música Popular Alternativa (MPA). Depois de todos os presentes na praça de touros se terem deslocado até ao palco ao fundo do recinto, que mais parecia um festival de Verão, com touros mecânicos e várias barracas, foi a vez de aparecer um comunicativo Leonel Nunes num palco que não oferecia as condições ideais a um espectáculo destes, com fraca iluminação e um som que não era o ideal. Mas apesar de algumas queixas por parte do artista, este soube desde o primeiro momento como agarrar o público, fazendo com que estes olhassem para o palco embevecidos, com o olhar de quem olha algo que ansiava há muito. A partir daí foi o desfilar de sucessos, com o público a mostrar que é fiel e conhece as letras de cor, saltando e cantando com o artista. Os mais dotados (lote onde não me incluo, apesar de ter tentado) dançavam. Os principais êxitos passaram todos por lá, com especial destaque para: a “Mulher Ingrata”, “Um pepino entre os tomates”, “Porque não tem talo o nabo”, e a “Toca o meu badalo” mítica versão da “Apita o combóio” dos Zimbro que permitiu aos presentes ensaiarem o famoso combóio, muito comum neste tipo de festas. Com o povo ao rubro houve fãs que não aguentaram a euforia e saltaram para o palco, ladeando o artista e cantando com ele. Foi esta a prova definitiva que Leonel é um cantor popular, e é ali que se sente bem, no meio do povo, e ficou provado que o povo quer ter o Leonel no meio dele. De destacar duas belas bailarinas de improviso que permaneceram em palco durante quase toda a actuação, tendo deliciado todos os espectadores, principalmente os do sexo masculino.
Leonel mostrava-se divertido, apesar das contrariedades recentes na sua vida, que infelizmente são do conhecimento geral, dialogando com o público, tendo sempre uma história, repleta de trocadilhos para introduzir a música seguinte, e claro, entre músicas, a já famosa “trombada” no garrafão, imagem de marca do artista. Depois de pouco mais de uma hora de espectáculo a organização mandou Leonel terminar, mas para o público ainda não era a hora, e foram vários os pedidos para ele tocar mais uma. Ouvia-se entre o público pedidos para tocar a “Mostra o letreiro rapaz”, “A mata da prima Aurora” e um grupo que se fazia ouvir mais alto lá conseguiu que Leonel os ouvisse e tocasse “O Bombeiro”, música que eles gritavam a plenos pulmões. O “Rei” ainda tocou mais umas duas músicas para os já poucos, mas fieis, fãs que permaneciam junto ao palco, e que resistiam a juntar-se aos restantes nas barracas de bebidas, que estavam por essa altura cheias.
No fim houve tempo para autógrafos, fotos com o artista e ensinamentos do mestre sobre a arte de beber pelo garrafão, tendo-se revelado ali alguns novos valores do levantamento do garrafão, e posterior “empinanço”. Apesar da pressa que tinha em regressar à Guarda, com uma longa viagem pela frente, o artista atendeu todos com um sorriso, que à sua volta diziam coisas como “ÉS O MAIOR!” - ou alguns mais radicais, nos quais eu me incluía - “ÉS DEUS!!!
Depois disto Leonel Nunes regressa a casa, e começa o DJ a tocar, tendo o recinto ficado vazio, numa clara mostra de que o artista da noite era Leonel Nunes, responsável pelo público que lá acorreu.
Era altura do regresso a casa, com as pernas arrasadas, e a voz a falhar, mas com a alegria de quem tinha visto mais um espectáculo memorável, de uma pessoa verdadeiramente especial e genuína. Obrigado Leonel.

Seguem-se as fotos:

As cores da garraiada tradicional portuguesa


O gesto técnico perfeito numa pose fenomenal

Confirmo que tal como o Leonel diz, o vinho era bom, tive oportunidade de o provar


A expressão fala por si


Diogo Mayer, um dos organizadores da garraiada, também teve oportunidade de beber do garrafão.


Bailarina improvisada...e que bailarina. (Pssst, esqueci-me de te pedir o número de telefone, manda-me um mail!)

Assim vale a pena! Quem diz que a música popular é pra velhos?


Ouvem Punk e Metal, mas acima de tudo fãs do Leonel. Foram um dos grupos mais divertidos da noite.

Quem quiser mais fotos clique aqui.

36Pessoas cantarolaram ao som desta música:

At 8/25/2006 09:28:00 PM, Blogger Marco Lopes said...

Ainda me apanharam na foto 11 no lado direito da foto, de cinzento com mangas azuis a aparecer numa posição digna de "onde está o Wally" :D

 
At 8/25/2006 10:29:00 PM, Anonymous Jhonnyminator said...

eu estive lá e filmei tudo! Simplesmente memorável e ainda tenho um autografo do Mestre!
Continua, Tino, com o grande trabalho que tás a desenvolver!!

 
At 8/25/2006 11:07:00 PM, Anonymous metalhead said...

Que grandiosa festa!!Que pena estar a milhares de quilometros,senao,bem que ia tambem ver o grande rei!!!!
viva o LEONEL NUNES!!!viva o TINO!!!!!=D=D=D=D=D

 
At 8/26/2006 04:50:00 AM, Anonymous arnaldo toy said...

sim senhor bela reportagem.
tens-te esforcado ultimamente tino
parabens e continua.

 
At 8/26/2006 11:59:00 AM, Anonymous ricardo a. said...

acho que ainda me vou arrepender por não ter estado presente nessa grande noite, afinal esteve tão perto aqui de casa... pena o espetaculo no pedrogão ser num domingo, caso contrario estaria lá de certeza.

 
At 8/26/2006 01:12:00 PM, Blogger O Criminoso said...

As bailarinas e esse garrafão tá-me aqui a fazer uma água na boca...

Abraço

 
At 8/26/2006 03:27:00 PM, Blogger marcox said...

leonel nunes rules!!! e não há exito como o grande " a couve tem talo"! é o maior!

 
At 8/27/2006 04:41:00 AM, Blogger Egas said...

Tino li o artigo da "times tuga" e tive que vir dar uma espreitadela no teu blog...

Tá o máximo!!! Já recomendei a todos os meus amigos... E vou também colocar no meu blog...

Meu tens o Leonel Nunes!!! O homem é o maior!!!

Quanto a ser fã do zé cid olha que eu atrevo-me a disputar o teu lugar... Mas olha que andam aí uns malucos que vão a todos os concertos dele... por isso nao sei se teremos muitas hipoteses!!

E aquela do "pssst...se clicares na foto ela aumenta! Brutal não é?"... uma verdadeira pérola!!!

Parabens!! Tens aqui um futuro leitor assíduo.

Egas

 
At 8/27/2006 04:42:00 AM, Blogger Egas said...

Ah já agora: se arranjares o mail da tal miuda fornece aqui ao pessoal!!!

 
At 8/27/2006 11:33:00 PM, Anonymous Homem do Talho said...

muito bom, nao sabes quanto é qual o cachet do mestre? estava a pensar em propo-lo para vir cantar a minha aldeia nas proximas festas :D

 
At 8/27/2006 11:56:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

550 euros mais garrafão de vinho (do bom). São estes os últimos números que conheço. Mas claro que isso varia consoante as condicionantes.

 
At 8/28/2006 01:04:00 AM, Blogger Irredutível said...

Pa, só tenho pena de não fazeram nada do genero para os lados de Aveiro...

 
At 8/28/2006 11:34:00 AM, Blogger Marco Lopes said...

Irredutíve, Pedrogão Pequeno não é muito longe de Aveiro, ele vai lá estar a 10 de Setembro, antes disso tem umas quantas datas mas todas mais a norte, provavelmente até mais perto de Aveiro!
Tenta saber por onde ele vai andar que parece-me que vais ter sorte!

 
At 8/28/2006 04:48:00 PM, Anonymous cajó said...

Leonel é o senhor!!! grande festa, pena que o DJ que tocou a seguir era uma merda...

 
At 8/28/2006 08:55:00 PM, Anonymous Nika said...

O garrafão é a inspiração do Homem, claro está. Parece rejuvenescido ele, deve ser de estar conservado em alcool :D eheh

 
At 8/29/2006 02:18:00 PM, Blogger Marco Lopes said...

Olha que depois de o conhecer não fiquei nada com a impressão de que o homem seja um bebedolas.

 
At 8/29/2006 02:34:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Bebe os seus copos, mas não, não é um daqueles bebedolas que se arrastam... A única vez que o vi mesmo já um bocado tocado foi em Vale da Mua perto de Castelo Branco. E neste em Sintra estava bem sóbrio no fim.

 
At 8/29/2006 08:17:00 PM, Blogger #andRé said...

"Leonel mostrava-se divertido, apesar das contrariedades recentes na sua vida, que infelizmente são do conhecimento geral"
O que é que se passa com o grande Leonel Nunes??
e outra coisa,o primeiro tema que ouvi deste mestre do agro pop foi "o papagaio da rosa",no curto circuito especial natal com uma actuaçao incendiária, e este tema nunca é aqui referido e eu considero-o um extraordinario tema..


props po Tino,grande trabalho e ja agora,quando puderes,coloca aqui mais registos tipo, amilcar alho e brasileira asanhada.

 
At 8/30/2006 04:26:00 PM, Anonymous Miguel Samora said...

Não têm vergonha? Todos neste blog a bajular um estupido bêbado de acordeão e garrafão de vinho na outra? cambada de bimbos, brejeiros e ignóbeis. Sinceramente, MESTRE a um trolha que só serve para rebocar paredes! Aprendam o que é música e não pimbalhice...

 
At 8/30/2006 07:47:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

Não me queres ensinar o que é música Miguel Samora? Diz-me lá o que então. Estou à espera.
Alguém disse que o Leonel Nunes era o melhor músico do mundo? Não o é, e ele sabe perfeitamente isso. No entanto quem assiste a um espectáculo dele diverte-se como em nenhum outro.

 
At 8/31/2006 02:14:00 AM, Anonymous alziro manuel said...

Caro Miguel, talvez queira explicar o que há de injurioso em se ser trolha e rebocar paredes? Vê algum problema em ter um trabalho duro e honrado para ganhar a vida? Os trolhas não se permitem perder tempo para o insultar pois não? os "bimbos, brejeiros e ignóbeis" não são intolerantes para com os seus gostos pois não? tão pouco lho transmitem sob a forma de insulto!
Diga-me, portanto, quem aqui é que merece os insultos?

 
At 8/31/2006 02:33:00 AM, Anonymous Zé Canivetes said...

Este rabeta Samora deve ser daqueles que ouve MPA em segredo, mas não tem tomates para admitir...
És um merdas, ponto final.



Zé Canivetes, Corecore Post-Wave Visionary

 
At 8/31/2006 09:11:00 AM, Anonymous Zeca da Meurra said...

De certeza que devia ter sido mais um grande concerto do Leonel Nunes
Espero que um dia venhas cá a vila do coração do Minho, Vila Verde!

 
At 8/31/2006 10:08:00 PM, Blogger ocsicnarf said...

Viva Tino, excelente blog.
Sou também um grande apreciador do Rei da MPA, o único e grandioso Leonel. Travei conhecimento com esta grane artista por volta de 1999, bastante antes do Leonal ter ido ao Curto Circuito. Uma papelaria ao pé de minha casa tinha uma cassete do Leonel, que suscitava a minha curiosidade, bem como a do meu irmão mais novo. Aparentemente não tinha qualquer título, resumia-se a uma foto tipo passe do Rei seguido de um fundo em tons avermelhados e azuis, à camisola de futebol de um clube inglês dos anos 90.
Vou aproveitar para te fazer uma pergunta - fazes ideia do nome da dita cassete? Nunca consegui descortinar essa informação, e quando me decidi a comprá-la, já era tarde, pois a papelaria já não tinha cassetes de música à venda.
A dita incluia o tema "A Menina do 69", e um que tinha um nome do género "Foi numa praia" ou qualqer coisa que metia praia pelo meio.
Tenho esperança que o Leonel venha aqui à zona do Porto, estarei concerteza na primeira fila, entoando hinos como "O Papagaio da Rosa", "Um Pepino Entre os Tomates", "Ficaste Empanada" ou "Porque não tem talo o Nabo".
Um bem haja a todos.

 
At 8/31/2006 10:14:00 PM, Blogger ocsicnarf said...

ah, e já agora, Samora:

chupa aqui a ver se eu deixo! :)

deves ser um parolo pseudo-alternativo, que só gosta de coisas que sejam conhecidas por menos de 4 pessoas. O Leonel pode não ser tão bom como uns Logh, tão criativo como uns Mars Volta, tão rock como uns Bloc Party, tão poético como uns Ornatos Violeta... mas é certamente um grande artista dentro da sua área, um grande animador, e, principalmente, um homem simples, do povo, humilde e bem-disposto.

 
At 9/01/2006 03:16:00 PM, Anonymous MS said...

Tão engraçadinhos com os vossos comentários... Claro que uma pessoa que reboca paredes é sem duvida um bimbo e brejeiro. De classe baixa e reles.
É esta a imagem que queremos transmitir de um pais civilizado, culto e com etica? Com um Bêbado agarrarado a um garrafão? É assim que evoluimos? E para vossa informação não oiço MPA nem ás escondidas nem ás claras, porque que raio de nome é esse MPA ? devem crer cofundir com Musica Polpular Brasileira não? Isso a que voces chamam MPA é pura e dura Musica PIMBA! É isso que vocês são reles ouvintes de musica Pimba, reles, reles, reles...
Pobres, rotos e reles...

P.S. Para vossa informação eu oiço MUSICA e não brejeirices do género, saca o nabo e o bacalhau, etc... etc...

 
At 9/01/2006 08:45:00 PM, Blogger ocsicnarf said...

diz-me lá que bandas ouves, só por curiosidade, oh parolo.

 
At 9/01/2006 08:57:00 PM, Blogger Tino_de_Rans said...

este MS tem tanto crédito que até no profile mete um blog que não é dele...k triste

 
At 9/01/2006 09:48:00 PM, Blogger ocsicnarf said...

nem me dei a esse trabalho. mas acredita que estou com curiosidade de saber o que ouves, seu pseudo-alternativo.

Tino, lê o meu post um pouco acima ;)

 
At 9/01/2006 11:13:00 PM, Anonymous ms said...

Para sua informação o meu profile tem um lapso, se quiser consultar o meu blog, faça-o...
Miguel-samora.blogspot.com
Quer saber que tipo de musica oiço? Vá até lá...

 
At 9/01/2006 11:13:00 PM, Anonymous ms said...

Para sua informação o meu profile tem um lapso, se quiser consultar o meu blog, faça-o...
Miguel-samora.blogspot.com
Quer saber que tipo de musica oiço? Vá até lá...

 
At 9/02/2006 04:14:00 AM, Blogger Tino_de_Rans said...

ocsinarf, não conheço essa cassete, o Leonel tem umas 40 cassetes editadas, infelizmente ainda não conheço tudo, mas um dia espero completar a minha colecção :P

 
At 9/02/2006 11:06:00 AM, Anonymous arnaldo toy said...

como ja disse o que nos precisamos e de pessoas que falam e escrevem tao bem como o ms.
era um salazar em cada esquina (de mini saia claro!)
ahh e os pretos que trabalhem, que nos ca continuaremos a viver de pensoes e rendimentos minimos...
nao e ms ?

 
At 9/03/2006 02:43:00 PM, Anonymous alziro manuel said...

Meus caros, a bem da tolerância e do bom senso que sempre caracterizou as pessoas simples do povo vamos deixar de responder aos insultos que ultimamente por aqui têm caido.
Afinal, depois duma leitura rápida, e igualmente rápida perda de tempo, vemos que o mais veemente agressor verbal (senão o único) não passa de uma criança, com origens no povo que tanto despreza, e que cita nomes da MPA (ou se preferirem pimba, não me ofendo por isso) que depois aqui tanto insulta.
Portanto, igoremos insultos, ofereçamos uma lição de tolerância, para que nestas férias da escolinha, até as crianças mais mimadas, que se procuram afirmar pelo conflito e que desprezam a sua propria identidade, possam aprender alguma coisa.
Ficaremos felizes por ajudar.

 
At 9/03/2006 10:39:00 PM, Anonymous Revolution Rock said...

MS, tu nem categoria tens para ser cantor de MPA, quanto mais um "ser brejeiro". Deves ser o típico pseudo-queque votante no BE que vota no BE mas acha que Salazar é que devia cá estar. Esse teu blog é o equivalente informático daquelas tostas de tofu que andam por aí na moda: uma valente merda.
Admite, gostavas de ter um blog aqui como o do Tino ou então como aquele em que participo, mas não consegues porque és tão obtuso que pensas que "template" é um prato tradicional dos EUA.
Vai morrer longe e não chateies.

Cometo uma blasfémia ao mestre Nel, mas tem de ser:

Puta vida merda cagalhões
Porque será que tem de ser assim
Aturar anormais como o Samora
Cuja burrice não tem fim
Puta vida merda cagalhões
Até parece que sou filho do azar
Putos estúpidos sem colhões
Passam a vida a chatear

 
At 9/04/2006 10:44:00 AM, Anonymous Zoi o Visionário said...

Bem as meninas da rádio...ui ui upa upa Leonel até cheira a borracha queimada!

 

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home

eXTReMe Tracker