1/29/2006

Amanhã no Laboratólarilolela...

...Nel Monteiro, numa música em torno do Benfica, e mais não digo.



Podem ouvir na Antena 3 as 9.25 mais coisa menos coisa.

1/28/2006

Discotoni parece estar de volta...

Acabei agora mesmo de visitar o site da editora Discotoni, e parece estar de novo em funcionamento aquela que é a Virgin da música popular alternativa. Ao olhar para o seu catálogo a minha vontade é chegar lá e perguntar - "Quanto quer para vender a editora?", ok...vender a editora não, porque não tenho dúvidas que eles fazem um trabalho bem melhor daquele que eu faria para divulgar a música popular alternativa, mas que me apetece comprar todos os seus cds e cassetes, isso tenho que confessar. Vejam com atenção a qualidade dos artistas do catálogo da Discotoni, é uma maravilha, enviei para lá um email para que me abram as portas do seu espólio e poder passar lá um dia a vasculhar, procurando novos valores. Se isso me for concedido podem contar aqui com material fresquinho!

1/26/2006

Movimento Leonel Nunes na Queima das Fitas de Coimbra!!!

O Portal Pimba tem a decorrer uma petição on-line para pedir a quem de direito na Associação Académica de Coimbra a vinda de Leonel Nunes na noite de terça feira da Queima das Fitas, juntando o Leonel com Quim Barreiros na mesma noite. Estamos fartos de ver sempre os mesmos nessa noite, artistas que além de terem um cachet muito superior a sua qualidade é muito inferior ao rei da Música Popular Alternativa.
Porque o Portal Pimba acredita nas capacidades de Leonel Nunes e do seu garrafão, para animar uma noite académica, peço a todos que se juntem a esta causa e assinem a petição, divulgando-a junto de amigos, em blogs, fóruns, etc. Todos os meios são válidos desque que sirvam para divulgar a petição. Juntos iremos consagrar uma carreira dedicada á MPA, na mais importante festa académica do país. A petição pode ser assinada aqui.

1/25/2006

Nel Monteiro, o icone do Pimba

É díficil falar de um artista como Nel Monteiro, a sua carreira de mais de 25 anos mostra como ele conseguiu gerir uma carreira de forma exemplar, sabendo em cada disco lançado chegar ao público, dando-lhe aquilo que ele queria. Por isso, Nel Monteiro é hoje um dos artistas portugueses mais famosos, com provas dadas e de valor inegável, o apreciador de música popular tem obrigatóriamente que conhecer a sua obra, quer goste ou não goste. Nel Monteiro está para a música popular alternativa como o Ozzy Osbourne para o metal, mesmo que não se goste tem que se ouvir para conhecer as raízes. Eu confesso que a obra mais divulgada de Nel Monteiro a mim não me diz muito, no entanto, as suas músicas mais desconhecidas, aquelas que não passam na rádio são as minhas preferidas, estando essas muito perto de um Leonel Nunes ou Hermenegildo Soares. A música que voz deixo aqui é a "Toca o bicho", nela destaco a música num ritmo muito "dançável" e a alegria do artista que não se coíbe de soltar uma ou outra gargalhada no meio da música. O refrão, cantado pelas suas belas bailarinas, é outro dos factores que tornam esta uma das melhores músicas de Nel Monteiro. Uma música imprescindível aos apreciadores da música popular alternativa. Podem encontrá-la aqui.

Work in Progress

Antes de mais quero que olhem para isto como um produto inacabado. Estou a fazer uma aplicação em Flash para a cadeira de multimédia, é a minha primeira incursão em algo do género, por isso sejam brandos na crítica :). Deixo-vos então aqui o meu Karaoke e PimbaQuiz (este ultimo infelizmente ainda n consegui colocar a funcionar), espero com o tempo adicionar mais músicas ao karaoke e pôr o Quiz a funcionar, o que vão ver é o que vou entregar amanhã. Espero que gostem, está aqui!

Edit: Fixed o problema de link...Obrigado Ricardo

1/24/2006

ok...

135 visitantes até ao momento hoje e nenhum comentário...obrigadinho hein!!!!...

1/23/2006

Afinal havia mais um candidato



Em primeira mão, num exclusivo Portal Pimba aqui fica a música a ser analizada daqui a umas horitas no Laboratólarilolela na Antena 3. Depois de finalizadas as votações para a Presidência da República, em que Cavaco (infelizmente) saiu vencedor, eis que surge um novo candidato á presidência. Mais desconhecido ainda que Garcia Pereira, Zé Manda Bocas foi protagonista de uma campanha silênciosa, longe do povo, a que apenas uma minoria teve acesso, o Portal Pimba como sempre está à frente dos seus rivais e revela aqui, em primeira mão, o hino de campanha. Esperamos com este gesto contribuir para uma (ainda) maior diversidade de escolhas do eleitorado. A música pode ser ouvida aqui.

1/20/2006

Orgulho de Pombal

Se há boa recordação que tenho dos meus tempos de infância/pré-adolescência é o ir num Sábado de manhã comprar com a minha mãe umas sapatilhas à Katysport, daquelas de basquet da Reebok, enormes, que se usavam na altura. Em frente havia uma loja de música, desconhecia até aí no entanto, que a dona era cantora. Enquanto experimentava as sapatilhas comecei a ouvir cantar do outro lado da rua, ainda me lembro como se fosse hoje das palavras da dona da loja de desporto:"É este inferno todos os dias!!!" - dizia ela abanando a cabeça. Era claramente uma pessoa sem sensibilidade para a arte de Luisa, a minha atenção desde o momento que ela começou a cantar nunca mais se centrou nas sapatilhas, mas sim na senhora que do outro lado da rua partilhava o seu talento com quem passava. Sentada ao orgão, com os seus cabelos loiros, Luisa cantava as suas músicas para uma criança que a tinha escolhido como sua mestra, rapidamente saí da loja e colei-me a porta envidraçada, vendo Luisa a tocar. Esse momento foi muito importante para mim, decidi aprender a tocar orgão, motivado pelo que tinha visto nesse dia, no entanto, não me meteram na escola da Luisa, o que me fez rapidamente desmotivar e desistir. No entanto a admiração continua, e para homenagear esse orgulho de Pombal que é a Luisa, aqui fica uma música dela! Bem hajas Luisa por não desistires do sonho!

Pode ser tudo ouvido aqui!

1/17/2006

Marante com Som de Cristal

Fica aqui a música analisada no Laboratólarilolela de Segunda Feira, podem ler a análise no site do Markl, A música é dos Diapasão, grupo musical liderado pelo carismático Marante que concilia a banda com uma bonita carreira a solo. Deixo-vos aqui a música para ouvirem, e tenham atenção á letra, a história é deliciosa.
Peço desculpa mas até Fevereiro o Blog cumprirá apenas os serviços mínimos, entregas para o curso deixam-me sem tempo para vir aqui presentear-vos com belas canções.

Clique aqui!

1/14/2006

2000 visitantes

Este blog atingiu hoje a bonita quantia de 2000 visitantes em pouco mais de um mês, a todos os que visitam regularmente o meu obrigado.

O fim da cassete...

É com algum pesar que falo da anunciada extinção da cassete audio, esse formato estreitamente associado á Música Popular Alternativa. Noventa por cento da minha colecção de MPA encontra-se nesse formato, ainda me é difícil imaginar estas músicas noutros formatos, a cassete parece-me o formato perfeito, é barato, popular e tem uma magia que o cd nunca conseguiu alcançar. Fechou há pouco tempo a última fábrica que produzia cassetes audio e os peritos anunciam 2010 como o ano da sua extinção. Eu farei tudo o que me é possivel para nestes anos conseguir juntar o maior número de exemplares, correndo feiras, cafés, estações de serviço e até mesmo editoras para posteriormente guardar essas músicas em formato digital, para que a cassete permaneça intacta com o passar dos anos e poder mostrar aos meus netos essas relíquias.

Podem ler a notícia aqui

Só para quem gosta


Deixo-vos aqui algo raro e já muito antigo, esta é uma música gravada em 1983, tinha eu a bonita idade de dois anos, e só me foi possivel adquiri-la graças á Hmc-Tecla uma editora que se dedica à musica popular que a reeditou em 1994. Esta música é um fado com a duração de um minuto e meio e tem a marotice nas letras que todos parecem gostar, basta ver os posts mais comentádos neste blog, são os que têm músicas eróticas.O autor é desconhecido, com muita pena minha, peço especial atenção aos músicos que o acompanham, que tocam que se farta!
Assim sendo sacio a vossa sede de coisas marotas com mais esta musiquinha que espero que seja do vosso agrado. E COMENTEM!

A musiquinha segue dentro de momentos....AQUI

1/11/2006

Estou triste

Pois é, é com o coração destroçado, numa amargura profunda que desabafo aqui convosco a minha tristeza. Só hoje, com uma pesquisa no google, vi que tinha perdido o melhor evento musical de 2005, não, não foi o Live 8, nem a entrega dos prémios MTV em Lisboa, o evento que soube agora ter perdido foi este o almoço convivio da Rádio São Miguel (93.5fm) que contou com a presença de artistas como Alexandre Correia e as “Meninas de Ouro”, Carla Maria, Jessé (uma voz brasileira), Pililica, António Albernaz, Dinis Brites, Amadeu Mota e a Banda Mota, Brinco Baile, Agrupamento Musical Irmãos Leais, Filipa Alexandra, Ricardo José, Agrupamento Musical Os Solitários, Alexandre Faria e também o Karaoke Gonçalo. Ao todo subiram ao palco mais de 37 artistas, um dia certamente memorável que infelizmente perdi, mas duma coisa tenho a certeza, para o ano estarei lá na fila da frente com uma T-Shirt do Amadeu Mota! E já que falamos em Rádio São Miguel, Esta é uma rádio que é obrigatória a todos os amantes da música popular alternativa. Ouçam, em 93.5fm.

1/10/2006

Eu adoro este homem!!!

Já com 45 anos de carreira Amadeu Mota é um dos meus músicos preferidos a par de Leonel Nunes, por isso partilho aqui com voçês um dos seus maiores sucessos, Pega na guitarra e canta rapaz, uma música alegre que contrasta com as suas habituais canções de amor, geralmente sofridas e arrebatadoras.

A musiquinha está aqui



E COMENTEM!!!! UM BLOG SEM COMENTÁRIOS N É UM BLOG!

1/09/2006

Banda Atlântico no Laboratólarilolela

Foi hoje analisado do programa da manhã da Antena 3 o tema Conversa da Treta da Banda Atlântico que podem ouvir uns posts mais abaixo, quem não ouviu a análise de Nuno Markl pode ouvir no podcast adicionando este link ao iTunes ou outro software de Podcasting.

Aproveito aqui para fazer uma correcção ao programa, não foi o baterista que teve aulas numa escola de metal, mas sim um guitarrista meu conhecido que passou pela Banda Atlântico, não é no entanto errado afirmar que quase todos têm bastante formação músical.

1/08/2006

Alguém me explica?

Enquanto eu e o meu amigo Ray_Manzarek vagueávamos pelas estreitas ruelas da baixa de Coimbra á procura de uma tasca típica que nos oferecesse bom vinho e melhor alimento, deparámo-nos com esta frase enigmática...se alguém souber o que significa comente. Nós cá ficámos confusos!

1/06/2006

Soluar, a música popular electrónica no seu melhor


O que dizer quando a música electrónica se mistura com a música popular portuguesa? Para muitos dos leitores essa associação é díficil imaginar, mas aconteceu,tudo graças á ousadia de 4 músicos donos de uma criatividade fora do vulgar no panorama musical português, os Soluar souberam como ninguém conjugar estes dois estilos, tendo como resultado um belo cd intitulado de "Viajante nas estrelas".
O seu visual fora do comum, futurista e ousado é mais uma das provas da irreverência deste grupo que parece saído de um filme de ficção ciêntifica dos anos 80.
Apelo aqui a quem souber mais informações deste grupo que me envie para o email que está na coluna da direita, todas as informações são úteis pois infelizmente esta banda passou ao lado de uma grande carreira, talvez por estarem muito á frente no seu tempo nunca lhes foi dado o devido valor. Apelo tb á vossa participação comentando as músicas que vou mostrando, de forma a que n me sinta aqui a falar para o boneco, o blog atingiu a média de 100 visitantes por dia mas infelizmente há poucos comentários. Vá lá desinibam-se.

Fica aqui a música de uma banda que tinha muito a dar ao panorâma musical português se assim lhes tivesse sido dada a oportunidade.

1/05/2006

Banda Atlântico - Conversa da Treta

O Pedro Esteves tem razão ao afirmar que o blog se está a tornar muito pornográfico, e assim, para desenjoar, deixo-vos com a música "Conversa da treta "da Banda Atlântico. Esta música foi gravada em 2002 e na voz podemos ouvir o KáKá e a Rita. A Banda Atlântico infelizmente já acabou por divergências entre os sócios, no entanto ficaram para a posteridade estas músicas que em tempos idos chegaram a estar 2 semanas consecutivas no Top Made in Portugal.

Um agradecimento ao Ricardo, antigo guitarrista da banda e meu companheiro de casa que me deu a conhecer esta música.

Quer música da boa? Clique aqui!

1/03/2006

As aventuras do Mauricio

Tinha que meter isto aqui, no seguimento da análise do Nuno Markl à cassete da Jessica e Bianca o JD leitor do blog Há vida em Markl deu-me a conhecer este mp3 fabuloso, mais um exemplo de audio pornografia portuguesa com uns actores fantásticos, a entrada do Maurício em cena é hilariante e a entoação dada ás frases é indescritível, só ouvindo e isso pode ser feito aqui!

1/02/2006

Amilcar Alho, camionista de Tir e Met


A caminho do Sobral para a passagem de ano parei num café que tinha um expositor de cassetes, claro que esse foi o primeiro sitio para onde me dirigi, e comprei 6 cassetes que nos próximos tempos irei partilhar aqui no blog. Uma das mais interessantes que comprei foi a do Amilcar Alho a história de um camionista que vai fazer um serviço a Paris e no caminho dá "carona" a duas meninas (?) para Barcelona. Daí até estarem os três em loucuras na cabine do camião vai um pequeno passo, ou neste caso escassos segundos de cassete. Esta é uma cassete que mistura partes cantadas com outras faladas, fazendo lembrar uma novela radiofónica, queria destacar também as vozes das "meninas" que julgo serem a voz do Amilcar distorcida.


A "música" pode ser ouvida AQUI

Mais um belo anúncio


São estas pequenas coisas que tornam estas pequenas aldeias tão características, apesar de espelhar a triste realidade que é o analfabetismo da nossa população, não consigo deixar de achar piada a este anúncio que fotografei na aldeia de Sobral de São Miguel, onde o autor, através de um anúncio sem nenhuma palavra escrita correctamente, pretende alugar uma casa já mobilada. Aqui fica o registo.

Finalmente o video!!!

Como prometido aqui fica o video do baile na Aldeia do Vale, uma parceria entre o Portal Pimba e o Aumente o seu pénis. Neste video podem ver os cartazes já aqui mostrados num post anterior e todas as "figuras" presentes no baile, desde o Belino, um cantor/poeta popular que nos presenteava com canções de improvido, até ao Farruskito que procurava uma companhia no baile. Mas o melhor é mesmo verem para terem uma idéia do ambiente daquela festa.

Podem ver o video aqui!

EDIT: Atenção que para ver o video têm que ter o Quicktime que podem descarregar aqui

David o anfitrião do Sobral


O David, dono da tasca "O Ferrolho" é daquelas pessoas que dá gosto conhecer, e o que me faz gostar tanto destas aldeias. Dono de uma simpatia e humildade tocantes ele desde cedo nos pôs à vontade no seu estabelecimento, fez dele a nossa segunda casa, chegando mesmo a abrir de propósito as 2 da manhã do dia 1 para nós irmos para lá jogar ás cartas e beber uns copos. Os seus trajes típicos aliados a uma barba grande e um olhar meigo ficaram marcados em todos os que lá passaram, por isso deixo aqui o meu obrigado pela simpatia e pelos bons tempos passados nO Ferrolho.

EDIT: Aqui ficam mais duas fotos d"O Ferrolho".
Foto 1 Foto2

1/01/2006

Passagem de ano


Foi aqui, em Sobral de São Miguel que passei os últimos momentos de 2005 e os primeiros de 2006, Sobral é uma aldeia perto da Serra da Estrela que fica num vale onde quase nada chega, lá não tinha telemóvel, não tinha tv e nem frigorífico tinha, o que também n era preciso dado o frio que por lá fazia. Restava-me então a companhia dos amigos, as conversas, as brincadeiras, a lareira e as visitas à tasca do Davide, o Ferrolho, uma tasca feita inteiramente pelo Davide com um ambiente muito engraçado. Quando não estávamos em casa ou estavamos no Ferrolho ou no baile do salão paroquial, festa organizada pelos jovens nascidos em 87. O baile infelizmente não tinha nenhum artista a tocar, tinha apenas um Dj de uma aldeia lá perto, o Dj Danza, um Dj que tanto misturava pop, house e pimba indiscriminadamente.
Ao contrário do que possam imaginar o Sobral é uma aldeia serrana atípica, lá ainda há bastantes jovens que apesar das dificuldades dos acessos por lá que vão mantendo. Foi a primeira vez que visitei o Sobral, e fiquei fã, gostei do ambiente, as pessoas são acolhedoras e é muito fácil conhecer pessoas pois a maioria ao ver um estranho mete conversa e procura saber de onde são. Fica aqui então uma sugestão para um retiro de fim de semana, há bastantes casas para alugar e a preços convidativos, visitem que vale a pena.

eXTReMe Tracker