O Rei faz anos!

Podem ouvir aqui. E deixem os parabéns ao mestre!
Após uma análise ao contador do blog, é por demais evidente que há um artista que vocês querem ver aqui, ansiando pelas suas músicas, muito devido ao Grafonola Anormal de hoje. É avassalador o número de pesquisas feitas hoje pelo nome de Amadeu Mota no Google. Como tal, e como o Portal Pimba se esforça sempre por agradar quem nos visita deixo-vos aqui duas músicas de 1990, altura em que Amadeu Mota ainda não tinha decidido compôr originais, e se dedicava a dar um toque pessoal (e que toque meus amigos, e que toque!!!) a grandes êxitos internacionais. Deixo-vos então com duas músicas que o Amadeu Mota decidiu previligiar com a sua versão.
Antes de mais queria pedir desculpa pelo atraso na colocação aqui da reportagem, mas tenho andado envolvido noutros projectos, e tem faltado o tempo para actualizar o blog com a assiduidade que pretendia. Como se lembram a festa realizou-se no dia 18 de Abril no Alto da Relvinha - Coimbra e tinha como objectivo angariar fundos para ajudar um casal de Maiorca que está neste momento a passar por dificuldades financeiras. Era portanto uma causa nobre a da Rádio S. Miguel, infelizmente o público não aderiu e eram grandes as clareiras por entre a assistência. Infelizmente a nossa reportagem não pode estar no Alto da Relvinha o dia todo, no entanto foram vários os artistas que pudemos ver actuar.
Deixo-vos aqui um texto de um amigo sobre esta actividade tão nobre, e infelizmente em risco de extinção em algumas zonas do país. Este texto foi retirado do blog do Paulo a.k.a Zuppafly e está bastante interessante, promovendo e defendendo uma tradição do norte do país, mais concretamente Freamundo, zona de residência do Zupaffly.
O que é um Zé Pereira?Um Zé Pereira em condições tem a camisa aberta (ou t-shirt de mangas arregaçadas), dois panos em torno das mãos, e um bombo ou uma caixa presa ao corpo com uma fivela que passa pelo ombro.
Um Zé Pereira não se cansa. Sangra das mãos, até dos pulsos, enquanto o povo lhe pedir. Rasga as peles do bombo para g·udio da multidão. Ensurdece o gajo ao lado com a maior das facilidades, Ameaça, com a moca na mão, a integridade fÌsica do próximo. Cheira a vinho carrascão.
Um Zé Pereira nunca est· sozinho. Tem consigo, pelo menos, mais uns 6 ou 7 com ele. E se tiver dois ou três "cabeçudos" por perto, então temos a festa montada. Lança-se um morteiro ao ar e o povo junta-se em volta do cruzeiro na rotunda do centro.
Um Zé Pereira não nasce ensinado.
Um ZÈ Pereira não vai para o Pinheiro (nas Nicolinas) em Guimarães, ou para Mirandela no inÌcio de Agosto, sem ter treinado convenientemente antes.
E como treina um Zé Pereira?
Assim:Em Freamunde, os Zés Pereiras são a alma (juntamente com o fogo de artifÌcio e a marcha alegÛrica) das Sebastianas, as festas em honra de São Sebastião. O povo salta, o povo berra, o povo não lhes dá descanso. Eles saltam, eles berram, eles não dão descanso ao povo.
Mas o melhor é quando o povo lhe ganha o gosto. E aqui em Freamunde, ganhou definitivamente. As sextas-feiras das festas (a que chamam as melhores do Norte depois das de Ponte de Lima e do São João no Porto) vêem o povo a encher as ruas, às centenas, de bombos e caixas munidos.
O desacerto da maior parte é grande, mas já se começam a ver alguns grupos mais organizados, que treinam durante o ano para aquela noite especÌfica.
O resultado? O resultado é este:Powered by Castpost
Agora ficam avisados: se estiverem de passagem por Freamunde e ouvirem ao longe um ribombar, ou uma caixa (ou tarola, se preferirem), não se espantem. Freamunde pode não ter uma noite como a de Mirandela ou a de Guimarães, mas ninguém gosta mais de bombos do que nús.
E como diria o meu amigo Felgueiras:
"OU! OU! Bombos dum lado.... tarolas do outro..."
Não podia deixar de mencionar aqui a primeira parceria feita pelo Portal Pimba já há algum tempo, e que foi responsável pela descoberta da arte de Ronei e Sónia Rocha pelos portugueses,artistas estes analisados pelo Markl há umas semanas. Mais que um Blog o Broxa Music é um dos melhores Podcasts que já ouvi, o Diogo Lopes, o seu autor, apesar de não ser um profissional da rádio, consegue colocar no seu podcast uma qualidade que a mim me impede de lançar o Podcast do Portal Pimba. O Broxa Music é tão bom que eu ao gravar o meu não consigo deixar de comparar com ele, percebendo que n chego nem aos calcanhares, portanto resta-me ir aprendendo até um dia eu estar preparado. É obrigatório subscreverem este Podcast, do melhor que se faz por aí.
O Portal Pimba honra-se de levar um pouquinho da nossa cultura até ao nosso país vizinho, e todos nós sabemos o quanto é dificil eles ouvirem música estrangeira. O facto é que, ultimamente, tenho notado no counter um número significativo de acessos vindos de Espanha, e isso deve-se essencialmente ao facto de haver um grupo no yahoo k tem divulgado este blog, muito por culpa da Elionor, que me deu a conhecer a Terremoto de Alcorcón, que puderam ouvir ontem no Grafonola Anormal do Markl e que tem divulgado este blog em Espanha. Agora esse grupo tem um blog, que todos deviam visitar, pois acredito que terá muita música boa para conhecer entretanto. Visitem, o blog está aqui.